Páginas

sábado, 5 de outubro de 2024

Romanos 9.5

  

Romanos 9.5 “Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.”

 

“Dos quais são os pais, dos quais é Cristo segundo a carne”

Após se referir aos seus “irmãos”, seus “compatriotas, segundo a carne”, Paulo fez um resumo das bênçãos concedidas por Deus à nação judaica (Romanos 9.3-5). O versículo 5 começa com a oitava bênção da nação de Israel: “deles são os pais (os patriarcas)”. Os patriarcas originais eram Abraão, Isaque e Jacó; mas os judeus incluíram outras figuras ilustres do Antigo Testamento nessa categoria, como Moisés e Davi. Os judeus tinham, com razão, orgulho de seus ancestrais.

O Cristo é a nona e última (e mais importante) vantagem de Israel “deles descende o Cristo [Messias] segundo a carne...” O propósito principal de Deus ao separar uma nação foi preparar um povo através do qual traria o Messias (Cristo) à terra. Essa foi a marca mais distintiva de Israel; nenhuma outra nação foi honrada dessa maneira. Paulo usou a expressão “segundo a carne” porque o lado carnal (humano) de Jesus era de ascendência judaica (Romanos 1:2–4; Mateus 1:1–25). No entanto também é citado no versículo a sua divindade através do nome “Cristo” o Ungido, que é o “ Verbo divino que se fez carne” (Jo 1.1.14) e “ habitou entre nós".

 

“... o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.”

À medida que contemplava as bênçãos divinas sobre os israelitas e especialmente a bênção de Jesus, Paulo ficou tomado de emoção e fez uma pausa para louvar o Senhor: “o Cristo..., o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!”.

Essa doxologia (palavra de louvor) reconhece primeiramente que Cristo “é sobre todos”. Pouco antes de partir da terra, Jesus disse aos discípulos: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28:18). Após a ascensão, Jesus sentou-Se à direita de Deus (Marcos 16:19), onde está reinando atualmente (1 Coríntios 15:25).

A doxologia contém as palavras: “Deus bendito para todo o sempre”, que basicamente significam: “o Deus eternamente abençoado”. Na maioria das versões em português faz uso da vírgula após “sobre todos” indica que o “Deus bendito para todo o sempre” refere-se a Jesus. Walter W. Wessel classificou Romanos 9:5 como “uma das declarações mais inequívocas de todo o NT a respeito de divindade de Cristo.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200903_01.pdf

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da Justiça de Deus. Rio de Janeiro: CPAD 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário