5 DE OUTUBRO DE 2024
DEUS REPETE SUAS PROMESSAS A JACÓ
Genesis 28.13 “E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;”
“E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse:”
Quando fugia de seu irmão Esaú com destino a Padã-Arã, quando estava num local chamado Luz Jacó cansado da viagem se deitou sobre uma pedra e teme um sonho (v.12). Ele sonho com uma escada com base na terra cujo topo tocava nos céus, e viu anjos quem subiam e desciam por ela.
Ele acrescenta que o Senhor estava no alto da escadaria. Ele ocupava uma posição de autoridade. Nessa visão Deus é retratado como o Senhor soberano (Autoridade) do céu e da terra, Aquele que tem domínio sobre todos os seres viventes, terrenos e celestiais.
Ele não está subordinado nem depende dos recursos dos homens. Sendo Aquele que transcende, Ele está acima de todos os deuses ou seres que os homens considerem divinos. Jacó viu que Iavé não é como os deuses pagãos, cujos adoradores tentam manipulá-los visando cumprir suas próprias prioridades. Ao contrário disso, Deus tem Seus próprios planos e propósitos, e Ele tem poder para executá-los.
“Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque;”
Até esse momento Jacó nada tinha feito para merecer o favor de Deus. Até aquele estágio de sua vida, ele tinha exibido pouco mais do que mentiras, trapaças e fraude. Suas ações e atitudes destruíram seu relacionamento com o irmão e entristeceram o coração do pai.
Só por Sua absoluta graça foi que Deus tomou a iniciativa de Se identificar àquele fugitivo como o “Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque”.
É surpreendente que Deus tenha falado com Jacó sem reprová-lo pelas ações egoístas e pelo comportamento insensível que ele teve com o irmão e o pai. Em vez de uma repreensão, o Senhor escolheu uma abordagem mais sutil, apresentando-Se como o Deus de Abraão e Isaque.
Essas palavras podem conter uma moderada reprovação. Se Iavé era o Deus da primeira geração (Abrãao) e da segunda (Isaque), isso implica uma pergunta: Seria Ele o Deus da terceira geração (Jacó)?
“... esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;”
O Senhor não repreendeu Jacó diretamente por não servir a Ele; Ele deixou essa possibilidade em aberto, em vez de compartilhar com ele a mesma boa notícia dada a Abraão e a Isaque. O Senhor repetiu a Jacó a promessa feita muitos anos antes ao seu avô, afirmando que daria a terra onde Jacó estava deitado a ele e à descendência dele.
A promessa da aliança perpétua fora para Abraão e sua descendência: “E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti” (Genesis 17.7); posteriormente Deus confirmou suas promessas a Isaque: “E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço” (Gênesis 26:24,25).
Dessa vez Deus então promete abençoar Jacó e sua descendência. 1) Ele lhes daria a terra em que ele estava deitado. 2) Os descendentes do patriarca se multiplicariam e se espalhariam sobre a terra, vindo a abençoar todas as famílias da terra (Genesis 28:14). 3)Deus o ajudaria a retornar a sua terra (Genesis 28:15).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
29/09/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201601_05.pdf
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201601_06.pdf
https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/01/genesis-1719.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário