Páginas

sábado, 5 de outubro de 2024

Gálatas 4.28

  

Gálatas 4.28 “Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. ”

 

“Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. ”

Paulo começou a fazer sua aplicação da alegoria de Agar e Sara à situação dos gálatas e a de todos os cristãos do futuro: “nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque”. Se Ismael nasceu de uma conjunção puramente carnal entre Abraão e Hagar, Isaque nasceu por intervenção sobrenatural de Deus. Primeiro, porque tanto Abraão como Sara já estavam avançados em idade e não poderiam mais gerar naturalmente. Segundo, porque Sara era estéril, e seu ventre estéril não poderia conceber. O nascimento de Isaque resultou do agir sobrenatural de Deus para cumprir a promessa que ele fez de que Abraão e Sara teriam um filho.

Da mesma forma, os “irmãos” da Galácia experimentaram o novo nascimento como resultado da “promessa” de Deus a Abraão, segundo a qual, através de um “descendente” seu (Cristo), todas as nações seriam abençoadas.

A promessa aponta para a aliança representada por Sara, “a Jerusalém lá de cima” (Gálatas 4:26). Os cristãos são filhos da nova aliança e cidadãos da“Jerusalém celestial”, espiritual, eterna, “MonteSião”, “a cidade do Deus vivo” (Hebreus 12:22, 23). Isaque era o filho livre de Abraão e Sara. Como filhos da mulher livre, os cristãos também estão livres em muitos aspectos. O próprio Senhor disse: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36).

Estamos livres de qualquer regra referente à descendência carnal (Mateus 3:9); de qualquer obrigação de manter as tradiçõeshumanas que são apenas “doutrinas [e] preceitos dos homens” (Mateus 15:1–3, 8, 9); das conseqüências, da culpa e da tirania do pecado (Romanos 6:7, 18; 7:23); da escravidão humana universal de temor amorte (Hebreus 2:14, 15); do jugo da lei que nenhum homem pôde suportar (Gálatas 5:1; Atos 15:10); da maldição da lei através da redenção que sópoderia ser efetuada por Jesus, quando estese fez maldição por nós (Gálatas 3:13). Há mais um aspecto de libertação que só será consumado no futuro ”a redenção do nosso corpo”, segundo Romanos 8:23. É na ressurreição que acontecerá e enfim seremos “[libertados] para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Romanos 8:21; NVI).

Gálatas 4:28 constitui uma reformulação concisa do que Paulo já havia dito: “Pois todos vós soisfilhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus... E, sesois de Cristo, também sois descendentes de Abraãoe herdeiros segundo a promessa” (Gálatas 3:26–29). A promessa de Deus a Abraão resultou na nova aliançade graça decretada pelo sangue de Cristo (Lucas22:20; Hebreus 8:10–12). Ela está em forte contrastecom a aliança de escravidão da lei dada no monte Sinai, a qual foi anulada (Hebreus 8:13; 10:9, 10)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
7/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201806_01.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário