Páginas

sexta-feira, 18 de abril de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 18 DE ABRIL DE 2025 (Romanos 12.1)


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
18 DE ABRIL DE 2025
O SENTIDO DA ADORAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

Romanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. ” 


“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, “ Em vez de ditar uma ordem, Paulo “rogou”, solicitou, suplicou, implorou a seus leitores. Talvez ele tenha feito isso porque Deus não quer uma doação forçada, e sim um sacrifício de boa vontade, espontâneo. Paulo prosseguiu sua abordagem calorosa e pessoal usando o termo “irmãos” (v. 1b). Daqui até o fim da carta, ele se dirigiu a todos os irmãos espirituais residentes em Roma, judeus e gentios. Paulo rogou aos irmãos “pela compaixão de Deus” (v. 1c). Ou “As misericórdias de Deus” são as muitas expressões de misericórdia expostas nos capítulos anteriores: a misericórdia de Deus em nos salvar, em nos ajudar a viver a vida cristã e assim por diante. Diante de Suas misericórdias, devemos estar dispostos a fazer qualquer coisa que Ele nos pedir. Quando pensamos no que Ele fez por nós, nada que Ele nos peça é demais.


“...que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, “ Essas palavras faziam mais sentido para os leitores do primeiro século do que para muitos de nós. Durante séculos, os judeus ofereceram sacrifícios de animais no templo. A adoração pagã também girava em torno de sacrifícios. O desafio de Paulo aos cristãos incluía uma comparação e ao mesmo tempo um contraste com os sacrifícios de animais — especialmente os da religião judaica. Analisemos com cuidado esse maravilhoso desafio:

• “Apresenteis” — “apresentar” significa basicamente “colocar ao lado, “colocar”, e para, “ao lado de”). Era usado para o ato de se colocar uma oferta perante o Senhor. Era “o termo técnico para se apresentar animais e ofertas aos levitas”.

• “O vosso corpo” — vocês devem se apresentar. Nenhum animal jamais entrou trotando no templo e dizendo: “Aqui estou eu! Sacrifiquem a mim! ” Todavia, é isso o que um cristão, praticamente, faz. Neste sentido, o cristão é o sacerdote e, ao mesmo tempo, o sacrifício. Em vez de oferecer animais mortos, os cristãos devem oferecer seus corpos, suas vidas, a Deus.  Muitos comentaristas e tradutores interpretam a palavra “corpo” em 12:1 como “todo o nosso ser”. Devemos oferecer tudo o que somos e tudo o que temos a Deus, mas Paulo certamente tinha um motivo para usar a palavra “corpo”. Em toda a carta, ele enfatizou o corpo físico como uma grande fonte de preocupação espiritual. Por causa da fraqueza da carne o corpo pode e de fato irá nos subjugar (7:5, 18, 23, 24). Entretanto, no capítulo 8 Paulo declarou que, por meio do Espírito Santo, podemos mortificar “os feitos do corpo” (8:13).O cristianismo é reconhecido como uma das religiões que dá ao corpo a sua devida honra e dignidade11. “Para os gregos... o corpo era apenas uma prisão, algo a ser menosprezado e até motivo de vergonha”12. Em oposição a isso, o cristão entende que seu corpo é “templo do Espírito Santo” (1 Coríntios 6:19). Ele pode glorificar a Deus e exaltar a Cristo em seu corpo (1 Coríntios 6:20; Filipenses 1:20).

• “Em sacrifício” — “os sacrifícios de animais, oferecidos numa época anterior, tornaram-se obsoletos graças à oferta que Cristo fez de Si mesmo. Mas sempre há lugar para o serviço divino prestado por corações obedientes”. Pedro escreveu aos cristãos: “vós... como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5). Hebreus lançou este desafio a todo seguidor de Jesus: “Por meio de Jesus... ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz” (Hebreus 13:15, 16).

• “Vivo” — em vez de oferecer animais mortos, os cristãos oferecem um sacrifício vivo.

• “Santo” — os sacrifícios oferecidos ao Senhor deveriam ser santos (separados para Ele) e sem mácula (veja Levítico 1:3; 1 Pedro 1:19; Malaquias 1:8). Os cristãos sempre devem oferecer o melhor para Deus.

• “E agradável a Deus” — a palavra traduzida por “agradável” significa literalmente “que agrada bem”. Na época do Antigo Testamento, quando sacrifícios de animais eram feitos conforme as instruções divinas, a fumaça subia como “aroma agradável ao Senhor” (Números 15:3). Da mesma forma, o tipo de sacrifício espiritual do qual estamos falando agrada a Deus e é aceito por Ele.


“...que é o vosso culto racional. ”De que maneira ou maneiras podemos oferecer nosso corpo num sacrifício a Deus considerado “racional”? 1) Este é um pedido razoável considerando tudo o que Deus fez por nós. 2) Respondemos ao amor de Deus como seres racionais, que raciocinam. 3) Quando oferecemos esse sacrifício, o fazemos de uma forma consciente e cuidadosa, pois qualquer coisa que fizermos para o Senhor deve incluir o raciocínio. Jamais devemos servi-lo de maneira ritualista ou automática. Se já é perigoso um motorista dirigir entorpecido pelo sono — assustando-se quando, ao acordar, percebe que já chegou a determinado ponto do trajeto — muito mais perigoso é servir a Deus sem plena consciência do que se faz. Quando prestamos culto a Deus, nossas mentes precisam estar concentradas nEle e no que estamos fazendo. O mesmo se aplica a todo serviço que prestamos ao Senhor.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
31/08/2022

Fontes:

GONÇALVES, José. Os ataques contra a igreja de Cristo – As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

MERRILL F. Unger e William White Jr., Dicionário Vine. Trad. Luis Aron de Macedo. Rio de Janeiro: CPAD.

F. F. BRUCE, Romanos — Introdução e Comentário. Trad. Odayr Olivetti. Série Cultura Bíblica. São Paulo: Ed. Vida Nova e Ed. Mundo Cristão, 3a. ed., 1983,

http://biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200904_03.pdf

 

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 17 DE ABRIL DE 2025 (João 15:1)

 
LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
17 DE ABRIL DE 2025
A ADORAÇÃO ENVOLVE UMA RELAÇÃO COM CRISTO E A IGREJA

João 15:1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.”

 

“Eu sou a videira verdadeira, ”

Tal como fazia com frequência, nesta passagem Jesus trabalha com imagens e ideias que formavam parte da herança religiosa do povo judeu. No Antigo Testamento se faz referência a Israel uma e outra vez como a vinha ou a videira de Deus. Isaías apresenta uma grande imagem de Israel como a vinha de Deus. “A vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel” (Isaías 5:7).

Tanto era assim, que a vinha se converteu num símbolo de Israel: “Trouxeste uma videira do Egito”, cantou o salmista pensando na libertação de seu povo escravizado levada a cabo por Deus (Salmo 80:8). O emblema nas moedas dos macabeus era a vinha. A vinha formava parte do imaginário judaico; pois se tornara o próprio símbolo do povo de Israel.

Por que Jesus afirmou ser a “videira verdadeira”? Porque as coisas boas desta terra não passam de sombras das realidades eternas. O pão natural que alimenta o corpo não passa de um imperfeito símbolo de Cristo, o verdadeiro Pão que alimenta a alma. A água natural, que satisfaz a sede do corpo, é apenas um a leve sugestão de Cristo, a Agua Viva, que satisfaz a sede da alma. O Senhor, dizendo ser a Videira verdadeira, ensinando que, assim como a videira natural é a fonte de vida e fruição para seus ramos, também era Ele a verdadeira fonte da vida frutífera dos seus seguidores.

Barclay explica que quando Jesus afirma ser a videira verdadeira está fazendo contraste com o povo de Israel. "Vocês creem que porque pertencem ao povo de Israel são um ramo na videira verdadeira de Deus. Vocês creem que só porque são judeus e membros do povo eleito de Deus e devido a sua raça vocês são um ramo na videira de Deus. Mas a verdadeira videira não é o povo. Eu sou a videira verdadeira. Não é o fato de ser judeu o que os salvará. A única coisa que pode salvá-los é manter uma comunhão íntima e viva comigo porque eu sou a videira de Deus. E vocês devem ser ramos unidos a mim." Jesus estabelecia que o caminho rumo à salvação de Deus não passava pelo sangue judeu mas sim pela fé nele.

 

“... e meu Pai é o lavrador. ”

Nestas palavras, Deus é descrito com o sendo Dono e Cultivador da vinha, com o exercício das seguintes funções segundo Myer Pearlman:

1) Ele plantou a videira, ou seja, foi Ele quem enviou seu Filho a este mundo para ser fonte de vida: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)

2) Ele corta os ramos infrutíferos:Toda a vara, em mim, que não dá fruto, a tira". Assim como se remove os ramos inúteis, também são removidos os cristãos professos que não têm vida espiritual. Foi este o juízo divino pronunciado contra a nação de Israel (Eclesiastes 13.6-10; Romanos 11.17-21). Judas Iscariotes é exemplo destacado de alguém que foi cortado do convívio com Cristo (Atos 1.16-20).

3) Ele limpa (poda) o ramo frutífero: E limpa ioda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”. Poderíamos supor que os ramos frutíferos ficariam livres da severidade, por serem motivos de satisfação para o Agricultor. No entanto, assim como videiras boas são podadas sem hesitação, a fim de concentrarem a seiva nos cachos, também os filhos de Deus muitas vezes recebem severas disciplinas a fim de se tornarem mais eficazes na obra cristã. Mediante a aplicação da disciplina, o Pai remove da alma humana os empecilhos à vida e ao crescimento, as ambições desta vida, a traiçoeira influência das riquezas, as concupiscências da carne e as paixões da alma (Hebreus 12.6-11).

Sobre essa limpeza Cristo tranquiliza seus discípulos: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”. Tinham seguido os seus ensinos, estavam em comunhão com Ele (João 13.8-1 1).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
15/04/2025

FONTES:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

PEARLMAN, Myer. João o evangelho do Filho de Deus. Rio de Janeiro, CPAD, 2024.

BARCLAY, William. The Gospel of John - Tradução: Carlos Biagini.


quarta-feira, 16 de abril de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 16 DE ABRIL DE 2025 (2 Reis 17:28)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
16 DE ABRIL DE 2025
A ADORAÇÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEMOR DE DEUS

2 Reis 17:28 “Veio, pois, um dos sacerdotes que transportaram de Samaria, e habitou em Betel, e lhes ensinou como deviam temer ao Senhor. “

 

“Veio, pois, um dos sacerdotes que transportaram de Samaria,”

Após sucessivos avisos pelo ministério de todos os profetas: ”Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais” (v.13). Israel não os ouviu: “Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no Senhor seu Deus” (v.14). E o Senhor os entregou ao Rei da Assíria, Salmanesser, após um cerco de três anos contra Samaria, enfim toda a tribo do Norte foi cativa. Salmanesser “fê-los habitar em Hala e em Habor junto ao rio de Gozã, e nas cidades dos medos” (v.6).

Após deixar a terra de Israel praticamente deserta, apenas os pobres mais miseráveis ali permaneceram. O rei da Assíria: “trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades” (v.24).

Essas novos habitantes “no princípio da sua habitação ali, não temeram ao Senhor; e o Senhor mandou entre eles, leões, que mataram a alguns deles” (v.25). Após essa terrível experiência, entenderam os novos habitantes de Israel que esse mal acontecera porque não sabiam exercer o culto daquela terra e pediram ao rei da Assíria que os levasse um dos sacerdotes da terra. Salmanesser tendo conhecimento disso deu a ordem: “Levai ali um dos sacerdotes que transportastes de lá; e vá e habite lá, e ele lhes ensine o costume do Deus da terra” (v.27).

 

“... e habitou em Betel, e lhes ensinou como deviam temer ao Senhor. “

Esse sacerdote habitou em Betel. Betel significa “casa de Deus”. Originalmente chamada de Luz (Genesis 28.19), foi visitada por Abrão no início de sua peregrinação pela terra prometida (Genesis 12.8). Jacó teve seu sonho ali enquanto estava a caminho de Padã-Arã (Genesis 28.19). Ao retomar de Padã-Arã, Jacó construiu um altar aqui e chamou o lugar de El-Betel (Genesis 35.6,7). Jeroboão I fez de Betei um dos dois centros de adoração para Israel, após as divisões das Tribos entre Norte e Sul, erigindo ali um dos bezerros de ouro (1 Reis 12.28,29).

Esse sacerdote, não identificado retornou do cativeiro para Israel e ensinou os novos moradores como deveriam cultuar o Deus da terra. Ele os ensinou a temer ao Senhor. Todavia esses novos habitantes nunca deixaram de adorar aos seus deuses: “Assim temiam ao Senhor, mas também serviam a seus deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados” (v.33).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
15/04/2025

FONTES:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. 


terça-feira, 15 de abril de 2025

Texto Áureo Lição 03: A Verdadeira Adoração. João 4.24

TEXTO ÁUREO

João 4.24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. ”

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 15 DE ABRIL DE 2025 (Números 25:1)


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
15 DE ABRIL DE 2025
DIFERENCIANDO A ADORAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFANAS
 

Números 25:1 “E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.”

 

“E Israel deteve-se em Sitim”

Mackintosh comentou: Há pouco haviamos estado no cume de Pisga ouvindo o testemunho de Deus a respeito de Israel, e ali tudo era brilhante e belo, sem uma nuvem e sem mancha. Mas agora achamo-nos nas planícies de Moabe, e tudo é mudado.

Israel acampou num lugar chamado Sitim. Este nome significa literalmente “acácias” (Cipreste) devido a grande quantidade delas que cresciam ali, também é chamada de Abel-Sitim (Números 33.49) Ela é Identificado por Josefo como Abila, possivelmente Tell el-Kefrein, 10 quilómetros a leste do Jordão. Este foi o lugar do último acampamento de Israel antes de atravessar o Jordão: “E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó” (Josué 2.1).

 

“... e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.”

Balaão, depois de haver falhado na sua tentativa de amaldiçoar Israel por dinheiro, conseguiu induzi-los por meio dos seus ardis a cometerem o pecado, esperando desta forma alcançar o seu fim. Essa é a chamada “Doutrina de Balaão”: “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem” (Apocalipse 2:14), e se refere a esse incidente.  O Novo Testamento também fala do "Caminho de Balaão" (2 Pedro. 2:15), referindo- se ao seu amor ao "salário da injustiça" (Números 22,24)..

Prostituir-se tem um sentido físico tanto quanto espiritual. A prostituição sagrada era uma característica comum da religião Cananéia; através dela aqui alguns dos israelitas foram persuadidos a participar de sacrifícios pagãos, e o povo inclinou-se aos deuses delas. Ao fazê-lo, quebrou tanto o primeiro quanto o segundo mandamentos: “Não terás outros deuses diante de mim... não as adorarás, nem lhes darás culto” (Exôdo 20:3, 5).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
13/04/2025

FONTES:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

MACKINTOSH, C.H. Estudos sobre o livro de números – MACKINTOSH, C.H. 2.ed. São Paulo: Associação Religiosa Impressa da Fé, 2003.

WENHAM, G. J. Números: Introdução e Comentário. Tradução Adiel Almeida de Oliveira. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova & Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, 1985.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.