DIFERENCIANDO A ADORAÇÃO DAS PRÁTICAS PROFANAS
Números 25:1 “E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.”
“E Israel deteve-se em Sitim”
Mackintosh comentou: Há pouco haviamos estado no cume de Pisga ouvindo o testemunho de Deus a respeito de Israel, e ali tudo era brilhante e belo, sem uma nuvem e sem mancha. Mas agora achamo-nos nas planícies de Moabe, e tudo é mudado.
Israel acampou num lugar chamado Sitim. Este nome significa literalmente “acácias” (Cipreste) devido a grande quantidade delas que cresciam ali, também é chamada de Abel-Sitim (Números 33.49) Ela é Identificado por Josefo como Abila, possivelmente Tell el-Kefrein, 10 quilómetros a leste do Jordão. Este foi o lugar do último acampamento de Israel antes de atravessar o Jordão: “E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó” (Josué 2.1).
“... e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.”
Balaão, depois de haver falhado na sua tentativa de amaldiçoar Israel por dinheiro, conseguiu induzi-los por meio dos seus ardis a cometerem o pecado, esperando desta forma alcançar o seu fim. Essa é a chamada “Doutrina de Balaão”: “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem” (Apocalipse 2:14), e se refere a esse incidente. O Novo Testamento também fala do "Caminho de Balaão" (2 Pedro. 2:15), referindo- se ao seu amor ao "salário da injustiça" (Números 22,24)..
Prostituir-se tem um sentido físico tanto quanto espiritual. A prostituição sagrada era uma característica comum da religião Cananéia; através dela aqui alguns dos israelitas foram persuadidos a participar de sacrifícios pagãos, e o povo inclinou-se aos deuses delas. Ao fazê-lo, quebrou tanto o primeiro quanto o segundo mandamentos: “Não terás outros deuses diante de mim... não as adorarás, nem lhes darás culto” (Exôdo 20:3, 5).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
13/04/2025
FONTES:
CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
MACKINTOSH, C.H. Estudos sobre o livro de números – MACKINTOSH, C.H. 2.ed. São Paulo: Associação Religiosa Impressa da Fé, 2003.
WENHAM, G. J. Números: Introdução e Comentário. Tradução Adiel Almeida de Oliveira. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova & Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, 1985.
PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA,
John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário