Páginas

sábado, 21 de setembro de 2024

Ester 7:7

  

Ester 7:7 "E o rei no seu furor se levantou do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio; e Hamã se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal lhe estava determinado pelo rei."


"E o rei no seu furor se levantou do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio;"

O rei... se levantou furioso do banquete do vinho e foi para o jardim do palácio. A fúria do rei talvez decorresse, em partes, do dilema que ele estava enfrentando. Presumindo que Assuero lembrou-se de que ele era o responsável final pelo decreto que levaria ao extermínio dos judeus, ele devia estar se perguntando como condenaria Hamã sem condenar a si mesmo e como salvaria Ester e seu povo, quando ele mesmo emitira um decreto irrevogável contra eles. Afinal ele havia dado carta branca a Hamã dando a ele seu anel: "E disse o rei a Hamã: Essa prata te é dada como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos teus olhos" (Ester 3:11).


"... e Hamã se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal lhe estava determinado pelo rei."

A partida do rei deu a Hamã a oportunidade de fazer uma última tentativa para escapar do perigo alarmante em que está. Tendo calculado que não tinha chance de obter misericórdia da parte do rei, ele decidiu rogar por sua vida a uma pessoa cuja vida ele ameaçara, e de um membro da raça judaica, de que ele havia escarnecido.

Um dia antes tivera de conduzir um judeu em cortejo triunfal pelas ruas da cidade e agora tinha de rogar por sua vida a uma judia! Semelhante inversão terá lugar quando do início do Milênio: "Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir" (Isaías 14:6).

Hamã, porém, ficou para rogar por sua vida
à rainha Ester. Sua única esperança era rogar por misericórdia; talvez ele pensasse que conseguiria persuadir a rainha a interceder por ele e o rei lhe pouparia a vida.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR 
19/9/2024

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_08.pdf

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário