Páginas

sábado, 21 de setembro de 2024

Ester 7.4

  

Ester 7.4 "Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei."



"Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez;"

Ester explicou ao rei Assuero por que lhe era necessário implorar por sua vida: ela fora vendida, ela e seu povo, para os destruírem, matarem e aniquilarem de vez. Essa escolha de palavras evidenciava que ela conhecia os detalhes do acordo de Hamã com o rei e as especificações do decreto que Hamã emitira. 

Afinal, as três palavra empregadas para a destruição dos judeus – “destruírem”, “matarem” e “aniquilarem” – refletem as palavras exatas do decreto: "E enviaram-se as cartas por intermédio dos correios a todas as províncias do rei, para que destruíssem, matassem, e fizessem perecer a todos os judeus, desde o jovem até ao velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês (que é o mês de Adar), e que saqueassem os seus bens" (Ester 3:13).

A ideia de que ela e seu povo foram “vendidos” provavelmente se refere à propina que Hamã prometera ao rei: "Se bem parecer ao rei, decrete-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei" (Ester 3:9).


"... se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei."

Ester prosseguiu dizendo que se ainda como servos e como servas os tivessem vendido, ela não incomodaria o rei nessa questão. O fato de se fosse a escravidão do povo ela não incomodaria o rei revela a submissão do povo diante do seu senhor. Sendo Assuero rei poderia fazê-los escravos, pois a escravidão deles não prejudicaria os interesses do rei. 

Talvez a parte mais significativa da resposta de Ester seja sua identificação com os judeus. Anteriormente, seguindo o conselho de Mordecai, Ester omitiu sua identidade judia. Agora, diante da destruição do seu povo e, provavelmente, da sua também, ela se declarou abertamente que pertencia a esse povo e assumiu o mesmo destino deles. O que acontecesse com eles aconteceria com ela.



DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
17/09/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_08.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário