Joel 1.1 “Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. “
“Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Joel, ”
Joel deixa claro que a mensagem que transmite não é sua, mas de Deus. “Palavra do Senhor, que foi dirigida a Joel... ” (1.1). Joel não é a fonte da mensagem, mas seu canal. O profeta não gera a mensagem, apenas a transmite. Ele só transmite aquilo que recebe de Deus. Ele é um fiel despenseiro daquilo que lhe foi confiado.
A. R. Crabtree acertadamente diz que a mensagem não é simplesmente a declaração de Joel, pois é a Palavra do Senhor, a revelação divina que veio diretamente ao profeta divinamente chamado e preparado para entender, receber e transmitir o oráculo divino ao seu povo.
A ocasião para a profecia de Joel era uma invasão extraordinariamente calamitosa de insetos destrutivos — o gafanhoto — que devastava a terra, destruindo as colheitas, e trazendo a fome geral. O profeta vê nesta calamidade uma visitação do Senhor e se refere a ela como um tipo de castigo final do mundo — o dia do Senhor (1:15). Como muitos dos outros profetas, Joel predisse o futuro à luz do tempo presente, considerando um acontecimento presente e iminente como símbolo de um acontecimento futuro. Por isso ele vê na invasão dos gafanhotos um indício da invasão vindoura do exército assírio (cap. 2:1-27; comp. Isaías caps. 36, 37). Projetando sua visão ainda mais para o futuro adentro, vê a invasão final da Palestina pelos exércitos confederados do Anticristo.
Joel foi profeta do Reino de Judá, por pelo menos duas razões: primeiro, não há nenhuma menção a Israel — isto é, ao Reino do Norte — na profecia de Joel, mas apenas ao futuro de Judá e Jerusalém; e segundo, como destacam os teólogos Jamieson, Fausset e Brown, “[Joel] fala de Jerusalém, do Templo, dos sacerdotes e das cerimônias como se fosse intimamente familiarizado com eles (Joel 1.14; 2.1, 15, 32; 3.1, 2, 6, 16, 17, 20, 21)”. Logo, não há dúvida de que ele pertencia ao Reino do Sul.
Em relação ao período exato de seu ministério profético, o mais provável, e mais aceito pelos especialistas, é que “suas profecias foram entregues nos primeiros dias de Joás, pois não há nenhuma referência à Babilônia, à Assíria ou mesmo à invasão da Síria, e os únicos inimigos mencionados são os filisteus, os fenícios, os egípcios e os edomitas (Joel 3.4,19).
“... filho de Petuel. “
Pouco ou quase nada se conhece sobre Joel e a sua época. As escassas informações baseiam-se em alguns lampejos extraídos de seu livro.
O nome do profeta Joel significa “O Senhor é Deus”. Seu nome o vincula ao seu Deus. Seu nome é uma espécie de profissão de fé num tempo em que Judá estava cercada por povos politeístas. Seu nome destaca a singularidade da pessoa de Deus e sua soberania.
Seu pai se chamava Petuel. Não há referência na bíblica sobre quem Petuel seria, ele só é citado nesse versículo. Esse fato sinaliza que seu pai era um homem bem conhecido e uma personalidade destacada na sociedade. Petuel significa “franqueza” ou “sinceridade de Deus”.
Portanto, todas as evidências apontam para Joel, filho de Petuel (Joel 1.1), profetizando por volta de 835 a.C. a 830 a.C., período dos primeiros anos do reinado do jovem rei Joás, que subiu ao trono aos 7 anos (1 Reis 11.21).
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
14/02/2024
FONTES:
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Os Doze Profetas Menores.
Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
LOPES, Hernandes Dias. Joel: o profeta do pentecostes. São
Paulo: Hagnos, 2009.
FAUSSET, A. R.; BROWN, David; JAMIESON , R. Jamieson,
Fausset and Brown’s commentary on the whole Bible. Grand Rapids: Zondervan
Classic Reference Series, 1999.Crossway Books, 1999.
PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia — livro por livro. 5. ed.
São Paulo: Editora Vida, 1978.
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