Páginas

sábado, 13 de janeiro de 2024

Oséias 6:1

Oséias 6:1 Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará”.


"Vinde e tornemos para o Senhor"  

O Profeta Oseias acabara de anunciar o irremediável juízo de Deus aos impenitentes reinos de Israel e Judá, dizendo que seria para eles como traça que ataca por dentro e como leão que ataca por fora (5.12-15). Diante do castigo iminente, o povo esboça uma reação de volta para Deus, sinalizando uma conversão ao Senhor. Porém, será que essa volta é de todo o coração? Será que essa conversão é profunda o suficiente para livrá-lo da destruição? O texto nos mostrará que a conversão de Israel foi superficial. Na verdade, não houve tristeza pelo pecado, e sim pesar pelas consequências do pecado. Israel queria livrar-se do castigo, mas não estava disposto a desvencilhar-se dos seus erros. Um arrependimento que lamenta apenas as consequências do pecado em vez de chorar pelo pecado é assaz superficial.

Os judeus estavam preocupados em ser curados, e não em ser purificados. Viram a nação em dificuldades e queriam que Deus “consertasse” as coisas, mas não se chegaram a ele com o coração quebrantado e disposto a renunciar seus pecados. Queriam felicidade e não santidade, uma mudança de circunstâncias e não uma mudança de caráter. Derramaram lágrimas de remorso por seu sofrimento, mas não de arrependimento por seus pecados.


"Ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará". 

Isso uma figura de linguagem para indicarão fim de Israel e Judá (5.14,15). Essa profecia já se cumpriu com os cativeiros assírio e caldeu. A promessa "nos sarará.... e a ligará" já está se cumprindo, pois o cumprimento final dar-se-á por ocasião da manifestação do Filho de Deus (Zacarias 12.10; Romanos 11.26, 27). Os judeus retornaram para a terra de seus antepassados, mas Israel ainda não se reconciliou com Deus.

É importante entender que o mesmo Deus que disciplina também restaura. O mesmo que faz a ferida também a cura. Concordo com Charles Feinberg quando diz que o homem pode ferir e despedaçar, mas é impotente para ligar e sarar. Só o Senhor pode realizar a cura.'’** Só dele vem a restauração. Israel sabia disso, mas não se voltou para Deus de todo o seu coração.

Israel aflita aprendeu as amargas lições da desobediência, e o seu povo encorajava-se com as palavras: Vinde, e tornemos para o SENHOR. As palavras contêm uma confissão implícita, pois Israel se afastara do Senhor em suas práticas idólatras. O Deus que despedaçou em juízo podia ser aguardado em misericórdia. As feridas de Israel não poderiam ser curadas pelo Egito ou Assíria (7:1; 11:3). Só Deus poderia criar nova vida para a nação ferida.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
28/08/2021

Fontes:

POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário