Páginas

sábado, 27 de janeiro de 2024

Atos 19:5

Atos 19:5 “E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus“.


“E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. “ 

O apóstolo chegava a Eféso pela segunda vez. Na primeira vez que passou estava voltando para sua igreja de origem. “Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso (Atos 18:21) “. Lá deixou estes dois obreiros cristãos Prisclia e Áquila (Atos 18.18). Paulo havia os conhecidos quando estava em Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas (Atos 18:2,3) “. Esse casal abençoado conheceu em Corinto um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria que era instruído no caminho do Senhor, mas conhecia somente o batismo de João. Este Evangelho do arrependimento havia sido pregado por Apolo em Éfeso. “ Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus. (Atos 18:26) “. 

Quando Paulo chega pela segundo vez acha ali alguns discípulos e pergunta: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. (Atos 19:1-3). Após ouvir sobre o batismo que foram batizados Paulo diz: “Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo (Atos 19:4) “. A partir daí ele instrui aqueles doze homens sobre aquele que João previu, “o que batiza com o Espírito Santo e com fogo.

Não há conflito com a fórmula trinitariana: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”(Mateus 28.19). Não se declara aqui uma fórmula de batismo. É apenas uma declaração da fonte de autoridade para o batismo do crente. Quem é batizado em nome de Jesus segue sua liderança. Por seu intermédio passa da antiga para uma nova vida de retidão, em obediência ao mandamento do Pai e por meio do Espírito Santo.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
17/2/2023

Fontes:

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra – O chamado das escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

LINDSAY, Gordon. Como receber o Batismo Com o Espírito Santo, Gordon Lindsay. Rio de Janeiro: Graça Editorial.

PEARLMAN, Myer. Atos: e a Igreja se Fez Missões. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário