Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Filemom 1:25

Filemom 1:25 “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém.”

 

“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo”

Paulo concede a habitual bênção da graça a Filemom e seus amigos. Todas as suas epístolas começam e terminam com a menção da graça de Cristo, como bênção conferida àqueles para quem escrevia o apóstolo.

A graça é o melhor desejo para nós e os outros tanto que apóstolo começa e termina com ela. Essa graça é concedida por nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, a segunda pessoa da Trindade, Senhor por direito natural, "...por quem, e para quem, tudo foi criado“ (Colossenses 1.16; João 1.1-3), e "...quem é herdeiro de tudo" (Hebreus 1.2), e, como Deus-homem e Mediador, que nos comprou, e a quem somos dados pelo Pai. Jesus, o Salvador (Mateus 1.21). Toda graça a nós vem de Cristo. Ele a comprou e a dá. "Todos nós recebemos também da sua plenitude, com graça sobre graça" (João 1.16). "Ele cumpre tudo em todos" (Efésios 1.23).

Essa é a bênção costumeira, mas ela também pode ter tido um motivo especial nessa ocasião. A graça de Cristo com o espírito deles, principalmente de Filemom, os abrandaria e pacificaria, removeria profundos e afiados ressentimentos de injúrias e injustiça e os disporia a perdoar os outros como Deus, por amor a Cristo, nos perdoou.

 

“... seja com o vosso espírito. Amém.”

Ele deseja essa graça a todos de Colossos: "seja com o vosso espírito" (2 Timóteo 4.22), não somente com Filemom, mas com todos que foram mencionados no prefácio: “...ao amado Filemom, nosso cooperador, e à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa” (v. 1,2). Todos da casa que foram saudados são mencionados para lembrar e estimular todos a cumprirem o propósito da epístola.

A alma ou espírito é o trono imediato da graça, onde influencia todo homem e flui em ações graciosas e santas: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (3 João 1.2). Isto é, com o verdadeiro homem, com o homem essencial e imortal, o que lhe traria todo o benefício espiritual.

Segundo Champlin e Henry o amém litúrgico é acrescentado a este versículo. Somente nas epístolas aos Romanos e aos Gálatas é que o “Amém” final é autêntico. O amém é acrescentado, não somente para um forte e afetuoso resumo da oração e desejo, que assim seja; mas como uma expressão de fé no fato de que será ouvida, assim será.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
21/11/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico –Atos a apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

Jó 32.8

ó 32.8 “Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido.”

 

“Na verdade, há um espírito no homem,”

O mais moço dos amigos de Jó, Eliú, esperou o silencio de todos para se manifestar. Entendia ele que a multidão dos anos devia falar primeiro. Após todos se calarem Eliú se expressa querendo dizer que um homem tem entendimento tanto quanto outro, e que nenhum homem pode pretender ter o monopólio da razão. Embora fosse o mais novo do grupo. Ele concluiu que o entendimento vem, não da idade, mas do Espírito de Deus. Uma vez que a sabedoria é dom divino, tanto os jovens quanto os idosos podem possuí-la. 

Ele afirma que há um espírito no homem (Gênesis 2.7) e que esse espírito é um espírito de entendimento. Ele é capaz de descobrir e receber a verdade, de discursar e argumentar sobre ela, e de orientar e governar de acordo com ela. Este espírito de entendimento está em todos os homens: é a luz que alumia a todo homem (João 1.9). Se respeitarmos o que o Espírito Santo nos dá, então também devemos respeitar o que é dado a outros, por quaisquer meios que Ele tiver escolhido.

 

“... e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido.”

Eliú falou sobre um Deus Todo-poderoso que pode agir conforme achar melhor, e por certo pode inspirar um jovem se assim o quiser. Vivemos, movemo-nos e pensamos mediante o poder de Deus: “Porque nele nós vivemos, e nos movemos, e existimos”, de maneira que nosso conhecimento está envolvido em nossa comunhão com o poder divino.

É a inspiração do Todo-Poderoso que nos dá este espírito de entendimento: pois Ele é o Pai dos espíritos e a fonte de todo entendimento (Eclesiastes 12.7; Zacarias 12.1). O espírito humano recebe as mensagens do Espírito de Deus. Deus anseia por revelar a verdade, mas precisa de um espírito receptivo: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:10).

O antiintelectualismo está sempre em erro, porquanto o intelecto é dom de Deus e poderoso meio de comunicar conhecimento. O intelecto não compete com a iluminação espiritual. Antes, eles jogam na mesma equipe. Precisamos de todos os meios que pudermos obter em nosso conhecimento e progresso espiritual.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
21/11/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Poéticos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 21 DE NOVEMBRO DE 2025 (2 Samuel 13:1)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
21 DE NOVEMBRO DE 2025
O CORAÇÃO HUMANO É SUJEITO ÀS PAIXÕES PERVERSAS

2 Samuel 13:1 “E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a.”

 

“E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar,”

O capítulo 12 nos narra alguns acontecimentos de anos da vida de Davi. Entre eles a repreensão do profeta Natã a Davi, por seu pecado contra Urias, o heteu. Posteriormente a morte da criança concebida do adultério com Bate-Seba,  o nascimento de Salomão, fruto desse mesmo relacionamento e termina com a conquista das cidades dos filhos de Amom. Especialmente Rabá.

Depois de Joabe ter pelejado um tempo contra Rabá, ele antes do triunfo chamou o rei Davi para conquistar a cidade. Davi colocou a coroa do rei, que pesava um talento de ouro sobre a sua cabeça e da cidade levou grandes despojos. O fim do capítulo 12 termina com a afirmação: “assim fez a todas as cidades dos filhos de Amom; e voltou Davi e todo o povo para Jerusalém” (2 Samuel 12:31).

Depois desta coisas o texto nos narra que Absalão, o terceiro filho de Davi, nascido de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur, em Hebrom (2 Samuel 3.2,3. 1 Crônicas 3.1,2) tinha uma irmã muito formosa. Seu nome era Tamar, ela era também filha de Maaca.

 

“... Amnom, filho de Davi, amou-a.”

Davi tinha muitas esposas e muitos filhos e filhas, que eram inumeráveis meio-irmãos. Amnom era o filho mais velho de Davi, sua mãe chamava-se Ainoã, também nascido em Hebrom (2 Samuel 3.2).

Tamar era, sem dúvida, uma moça muita bonita. A beleza feminina às vezes é capaz de  enlouquer certos homens. A beleza de Tamar  encantou a Amnon, seu meio-irmão. Amnom ficou “louco e doente”, com a beleza de Tamaar, e logo caiu em fatalidade. O texto diz que ele “amou-a”. Ela a amou, mas não de maneira honrada, para fazer dela sua esposa, mas de maneira concupiscente. “Quis fazer dela uma prostituta, não uma esposa".

A lei proibia relações sexuais entre meio-irmãos: “A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou nascida fora de casa, a sua nudez não descobrirás” (Levítico 18.9). Mesmo assim Amnom se permitiu desejar a sua própria irmã. Loucura foi a palavra que Tamar usou para descrever o ato de Amnom: “Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura” (v.12), mas Amnom não sabia a extensão dos danos que aquela loucura traria. O próprio Amnom seria executado por seu irmão Absalão. Sua loucura o esmagou e iniciou um período de desintegração da família real.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
13/11/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. 

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.