LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
21 DE NOVEMBRO DE 2025
O CORAÇÃO HUMANO É SUJEITO ÀS PAIXÕES PERVERSAS
2 Samuel 13:1 “E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a.”
“E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar,”
O capítulo 12 nos narra alguns acontecimentos de anos da vida de Davi. Entre eles a repreensão do profeta Natã a Davi, por seu pecado contra Urias, o heteu. Posteriormente a morte da criança concebida do adultério com Bate-Seba, o nascimento de Salomão, fruto desse mesmo relacionamento e termina com a conquista das cidades dos filhos de Amom. Especialmente Rabá.
Depois de Joabe ter pelejado um tempo contra Rabá, ele antes do triunfo chamou o rei Davi para conquistar a cidade. Davi colocou a coroa do rei, que pesava um talento de ouro sobre a sua cabeça e da cidade levou grandes despojos. O fim do capítulo 12 termina com a afirmação: “assim fez a todas as cidades dos filhos de Amom; e voltou Davi e todo o povo para Jerusalém” (2 Samuel 12:31).
Depois desta coisas o texto nos narra que Absalão, o terceiro filho de Davi, nascido de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur, em Hebrom (2 Samuel 3.2,3. 1 Crônicas 3.1,2) tinha uma irmã muito formosa. Seu nome era Tamar, ela era também filha de Maaca.
“... Amnom, filho de Davi, amou-a.”
Davi tinha muitas esposas e muitos filhos e filhas, que eram inumeráveis meio-irmãos. Amnom era o filho mais velho de Davi, sua mãe chamava-se Ainoã, também nascido em Hebrom (2 Samuel 3.2).
Tamar era, sem dúvida, uma moça muita bonita. A beleza feminina às vezes é capaz de enlouquer certos homens. A beleza de Tamar encantou a Amnon, seu meio-irmão. Amnom ficou “louco e doente”, com a beleza de Tamaar, e logo caiu em fatalidade. O texto diz que ele “amou-a”. Ela a amou, mas não de maneira honrada, para fazer dela sua esposa, mas de maneira concupiscente. “Quis fazer dela uma prostituta, não uma esposa".
A lei proibia relações sexuais entre meio-irmãos: “A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou nascida fora de casa, a sua nudez não descobrirás” (Levítico 18.9). Mesmo assim Amnom se permitiu desejar a sua própria irmã. Loucura foi a palavra que Tamar usou para descrever o ato de Amnom: “Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura” (v.12), mas Amnom não sabia a extensão dos danos que aquela loucura traria. O próprio Amnom seria executado por seu irmão Absalão. Sua loucura o esmagou e iniciou um período de desintegração da família real.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
13/11/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

Nenhum comentário:
Postar um comentário