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segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Hebreus 10:22

Hebreus 10:22 “Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,”

 

“Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé,”

Temos que nos “achegar” a Deus. Essa declaração pode ser confrontada com Hebreus 4:16: “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça”. Valendo-nos do novo e vivo caminho (v.20), chegamos a Deus; primeiramente, buscando o perfeito sacrifício pelo pecado, e o perdão e através desse perdão, então, diariamente, buscando o favor divino.

Devemos nos aproximar dele com um coração verdadeiro um sincero. O coração (ou alma) sincero fala do homem justo, o qual ocupa correta posição diante de Deus (Romanos. 3:21 e 5:1), o qual também demonstra esse fato, com sua vida de santidade, de vitória sobre os vícios (Gálatas 5:19,20). Paulo podia comparecer intrepidamente perante uma multidão de pessoas porque ele sabia que seu coração estava puro (Atos 23:1).

Para isso necessitamos que o nosso antigo coração seja transformado pelo Espírito: “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (Ezequiel 36:26,27). Essa transformação só acontece integralmente mediante a inteira certeza de fé.

Obtemos plena certeza de fé quando cremos totalmente nos ensinos doutrinários contido nas Escrituras. Uma fé que não se baseia na verdadeira doutrina bíblica é só superstição baseada em ignorância. Precisamos conhecer a verdade para sermos libertos (João 8:31, 32). O indivíduo que não entende o que deve fazer para obedecer a Cristo, como pode se achegar a ele?

 

“... tendo os corações purificados da má consciência,”

O grego diz aqui, literalmente, corações aspergidos. O sangue do sacrifício era aspergido no Santo dos Santos, com o também em outras cerimônias. Tal aspersão teria efeitos purificadores. O autor sagrado rejeitou esse ponto de vista supersticioso sobre o sangue (Hebreus 9:12 e 10:4); mas vê no poder do Espírito Santo, que torna real para os crentes o sacrifício de Cristo e a vida ressurrecta que ele nos confere, um agente de total purificação do homem interior, o coração.

O autor sagrado se queixara de que o antigo sistema de sacrifícios levíticos nada fizera em favor da natureza moral (ou consciência) dos adoradores: “é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço” (Hebreus 9:9).

Porém, o relacionamento com Cristo purifica-nos a alma. Isso fala sobre a transformação moral que ocorre mediante a santificação (1 Tessalonicenses 4:3).

Essa verdade é expressa aqui com o uma declaração poética, o coração é purificado de sua má consciência. A consciência é aquela qualidade da alma que nos permite distinguir entre o bem e o mal; mas é igualmente o entendimento espiritual que nos guia na inquiriação espiritual. (Romanos 13:5). Uma consciência má é equivalente a uma natureza moral defeituosa, que está ainda poluída pelo erro e pelo pecado ; nessas condições, a consciência não serve de boa orientadora no terreno das ações morais, mas antes, serve de empecilho para a inquirição espiritual.

 

“... e o corpo lavado com água limpa,”

No Antigo Testamento, a água era usada na purificação da carne; no Novo Testamento, ela é usada para purificar a alma dos pecados (Atos 22:16; 1 Pedro 3:20, 21). Na prática, a maioria dos comentaristas concorda que este é o sentido de “água” aqui. No ato de submissão ao batismo, o indivíduo permite que seu corpo demonstre sua total e completa submissão a Cristo. A disposição para permitir que outro o mergulhe indica sua total disposição para obedecer a Cristo.

Pedro declarou que, assim como Noé e sua família foram “salvos através da água” (1 Pedro 3:20), a nossa salvação é concedida pelo mesmo meio. O batismo “figura”, ou é um “antítipo” da salvação aquática de Noé e de sua família.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
03/11/2025

FONTES:)

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201406_06.pdf

GUTHRIE, Donald. Hebreus: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1999.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001. 

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