Filemom 6 "Para que a comunicação da tua fé seja eficaz, no conhecimento de todo o bem que em vós há, por Cristo Jesus."
“Para que a comunicação da tua fé seja eficaz, ”
Para que a comunicação (comunhão) da vossa fé seja eficaz. Calvino confessou ser esta cláusula um tanto obscura, mas tentou elucidá-la para que seus leitores venham a apreender a intenção de Paulo. Primeiramente devemos descobrir que o apóstolo não está dando prosseguimento ao seu enaltecimento à pessoa de Filemom, mas está explicando o que pedira para ele, ao fazer menção dele em suas orações (v.4).
Então, o que ele pediu? Que sua fé, convertendo-se em boas obras, por si só provasse ser genuína e frutífera. Ele a qualifica como “a comunhão de tua fé”, visto que a fé não permanece inativa e escondida, mas se manifesta aos homens através de seus frutos. Pois ainda que a fé tenha sua residência secreta nos recessos do coração, ela se comunica com os homens através das boas obras.
Ele deseja que a fé de Filemom se comprovasse eficaz por seus efeitos, e isso sucede quando as pessoas entre as quais vivemos conhecem nossa vida piedosa e santa. Daí ele falar de todo o bem que há em vós, porque tudo o que existe de bom em nós revela nossa fé. Por isso essa comunicação glorifica a Cristo Jesus: “Para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 1:12).
“No conhecimento de todo o bem que em vós há, por Cristo Jesus. ”
O apóstolo ora para que os frutos da fé e do amor de Filemom possam ser cada vez mais evidentes, de tal forma que a comunicação deles possa constranger outros ao conhecimento de todo bem que estavam nele e na sua casa em relação a Cristo Jesus; para que “...resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras” e possam ser encorajados a imitá-las, e “[...] glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5.16).
Boas obras devem ser realizadas, não por vanglória,para serem vistas, mas para a glória de Deus e para o bem das pessoas.Aquele que anda em trevas não pode comunicar suas obras porque diante da luz elas serão reprovadas (João 3:20), mas os regenerados pelo espírito não têm do que se envergonhar: “Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (João 3:21).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
Bibliografia:
CALVINO, João. CALVINO, João. Pastorais ; Subtítulo: Série Comentários Bíblicos ; Autor(es):, João Calvino ; Ano de Edição: 2022.
HENRY, Matthew. Comentário bíblico Matthew Henry. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário