Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Atos 7.59

Atos 7.59 “E apedrejaram a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.”

 

“E apedrejaram a Estevão”

Após ser retirado da cidade pelos seus algozes Estevão foi vítima de apedrejado, a forma tradicional judaica da pena capital. Porém, fortalecido pelo Espírito e pela visão celestial que acabara de ver, Estevão enfrenta a morte violenta com fé em Deus e amor para com os seus inimigos.

Estêvão Fora julgado pelo Sinédrio, mas aquele concilio não tinha a autoridade de mandar executar pessoa alguma: “Disse-lhes, pois, Pilatos: Levai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe então os judeus: A nós não nos é lícito matar pessoa alguma” (João 18:31). Mesmo assim, foi executado pelo apedrejamento, e não pela forma romana de execução.

As possibilidades são: aquilo que aconteceu foi um ato espontâneo de violência da turba, ou Estêvão foi legalmente executado pelo Sinédrio; quer porque os romanos tenham dado permissão especial, quer porque não havia governador romano na ocasião e aproveitou-se o interregno.

 

“... que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.”

Estevão durante o seu martírio invoca a Jesus a quem vê em pé a direita de Deus. Ele pronunciou duas frases. Essa é a primeira: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. Sua oração é parecida com a que, segundo Lucas, Jesus pronunciou pouco antes de morrer: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!" (Lucas 23.46).

Todavia, Estevão não faz seu pedido a Deus Pai como Jesus o fizera, mas o faz o seu pedido diretamente a Jesus, seu Senhor. É um exemplo marcante de uma fórmula de palavras aplicáveis originalmente ao Pai, sendo endereçadas ao Filho, e demonstra como os cristãos primitivos colocavam Jesus no mesmo nível que o Pai.

Cristo disse: “entrego”, porque voluntariamente deu sua vida a seu Pai (João 10.17,18). Estevão falou: “recebe”, sabendo que o Senhor tem as chaves da morte. Ele, como servo, estava pedindo sua soltura desta vida. Estevão morreu como deve ser com todos os crentes: tendo uma oração nos seus lábios.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
25/11/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

PEARLMAN, Myer. Atos: E as igreja se fez missões. CPAD, 1ª edição, Rio de Janeiro, 1995.

MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário