Páginas

sábado, 3 de maio de 2025

João 11.44

João 11.44 “E o que fora defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.”

 

“E o que fora defunto saiu,”

Lázaro estava morto e sepultado fazia quatro dias! Com o clima quente e sem a prática do embalsamento de cadáveres, os mortos eram logo sepultados na Palestina. Judeus acreditavam que o espírito partia do corpo no quarto dia. Tal como aconteceria depois na morte de Jesus, não havia como negar que Lázaro estava morto.

O milagre, todavia foi instantâneo, completo e incontestável quanto à sua autenticidade. Aquele que fora defunto significa literalmente “aquele que havia realmente morrido”.

Lázaro saiu para fora porque a ordem era revestida da autoridade de Jesus. Essa ordem a Lázaro exemplifica o que acontecerá no último dia, quando todos os mortos em seus túmulos ouvirão a voz de Jesus e sairão (João 5:28,29).

 

“... tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço.”

O corpo de Lázaro, como o de Jesus mais tarde, tinha sido envolto em e um lenço (uma palavra que vem do latim sudarium -"pano para enxugar o suor”) fora enrolado em sua cabeça (João 19:40; 20:5,7). Estes panos atrapalhavam-no enquanto ele tateava em seu caminho para fora da caverna, em direção à voz que o tinha chamado. Por isso, era necessário que alguém o ajudasse desvencilhando-o das mortalhas, para que ele pudesse ver e andar livremente.

Lázaro conseguiu sair do seu túmulo, mas não das mortalhas. Segundo Myer Pearlman isso tipifica certos novos convertidos que foram alvos da poderosa atuação do Espírito de Deus, sem, porém, ter entrado na plenitude do gozo da liberdade cristã.

 

“Desligai-o, e deixai-o ir.”

Quando ele saiu, Jesus prontamente ordenou aos espectadores: Desatai-o e deixai-o ir. Essa frase conclui de forma abrupta o milagre mais sensacional do ministério de Jesus: a ressurreição de um cadáver em decomposição. De fato, Jesus é “a ressurreição e a vida” (11:25), aquele que tem toda a autoridade, até sobre a morte!

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
9/5/2025

FONTES:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202202_02.pdf

Pearlman. Myer. João – o evangelho do filho de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

BRUCE, F. F. João introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário