1 Coríntios 2.10 “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. “
“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; “
O apóstolo emprestou a fraseologia de Isaías: “porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão” (Isaías 52.15) para convencer seus leitores de que a sabedoria alcançada pelos cristãos é incomparavelmente superior à sabedoria empregada pelos pensadores e filósofos desta época. A sabedoria de Deus é superior porque foi revelada pelo Espírito.
O que Deus preparou não são “primariamente as glórias do céu, mas as glórias da cruz e tudo o que ela significa no plano de Deus”. Essas verdades gloriosas do Evangelho, a maravilha da cruz e a abundância de salvação que Deus providenciou, não eram compreendidas antes que Deus as revelasse.
Depois da ressurreição Jesus abriu o entendimento dos discípulos (Lucas 24.45-47). Contudo, as Boas Novas não foram declaradas e disseminadas até que eles receberam a promessa do Pai, o dom do Espírito (Lucas 24.49; Atos 1.4,5). O Espírito torna estas verdades acessíveis a todos os cristãos.
Paulo empregou o pronome na primeira pessoa do plural. A palavra “nos” (no termo no-las) indica que Paulo ao mesmo tempo inclui a si mesmo e se identifica com seus leitores como capazes de entender. O fato de ser o Espírito aquele que revela, mostra que todos nós precisamos da sua iluminação se queremos entender as Escrituras. Como Jesus fez com os discípulos, assim o Espírito Santo fará conosco (Lucas 24.45; Atos 15-28).
“... porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. “
Podemos depender do Espírito para nos revelar a verdade porque Ele “penetra todas as coisas”, ou seja, Ele as esclarece. Por causa da deidade de sua natureza, nada lhe está escondido. Não há nada que esteja além do Seu conhecimento.
Assim, Ele pode e esclarecer as profundezas de Deus. A palavra profundezas é empregada muitas vezes em referência à enorme profundidade do mar, e, assim, vem a significar coisas “ insondáveis”, as verdades profundas que nenhum pensamento humano, até dos filósofos mais brilhantes, jamais sondou. Eles não podem porque não têm o Espírito.
Mas nós que temos a mente de Cristo (v.16), podemos conhecer todo o conselho de Deus. Afinal, o Espírito Santo foi nos dado em lugar de Cristo, Ele nos revela os mistérios da sua glória as porque permitimos que more dentro de nós: “E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro, que esteja com vocês para sempre: o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê‑lo, porque não o vê nem o conhece. Vocês, porém, o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês” (João 14.16-17).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
16/2/2025
FONTES:
SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD.
MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201701_03.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário