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sábado, 23 de março de 2024

Mateus 5:8

Mateus 5:8 "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; "


"Bem-aventurados "

Consulte comentário introdutório de Robert Stein sobre as bem-aventuranças de (Mateus 5.3)


"... os limpos de coração, "

Esta bem aventurança fala da pureza interior dos seguidores de Cristo, em contraste com a purificação cerimonial exterior praticada pelos escribas e fariseus (veja 15:1–11; 23:25–28). Um coração puro é a fonte e a base de um viver correto. Sem ele, as ações corretas não passam de rituais sem significado (12:34; 15:19). 

Os rabinos estavam desenvolvendo um sistema complexo de leis para manter a purificação cerimonial, sistema esse que mais tarde incluiu o Tohoroth (“Purificação”), uma da das divisões do Mishná. Entretanto, todas essas leis poderiam ignorar a pureza mais importante, a do coração. 

Um coração puro ou limpo produz pureza exterior, e não vice-versa. Um coração puro descreve uma pessoa cuja lealdade sincera a Deus já afetou todas as áreas da vida. 

Essa bem-aventurança de Jesus ecoa o caminho para a adoração descrito em Salmos: "Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente "(Salmos 24:3, 4). O salmista também orou dizendo: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito" (Salmos 51:10, 11).


"... porque eles verão a Deus; "

Neste contexto, o verbo “ver” vai além de vermos com os olhos. Significa experimentar, desfrutar e conhecer a Deus. É verdade que ninguém jamais viu a Deus (Êxodo 33:20; João 1:18; 1 Timóteo 6:16). Num sentido, porém, os cristãos experimentam Deus no presente com os olhos da fé, mesmo sem vê-lo fisicamente (2 Coríntios 5:7; Hebreus 11:27). 

Um dia, no entanto, a fé se transformará em realidade visível e os cristãos verão a Deus face a face. Paulo aos coríntios revelou: "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido" (1 Coríntios 13:12). E João sobre isso escreveu  "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos" (1 João 3:2).

Na cidade celestial, Deus habitará entre o Seu povo (Apocalipse 21:3) e contemplaremos a sua face: "e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome" (Apocalipse 22:3,4)


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/3/2021

FONTES:

PEARLMAN, Myer. Mateus: O evangelho do grande Rei. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

STEIN, Robert H. Guia Básico para Interpretação da Bíblia. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201204_05.pdf

Mateus 5:7

Mateus 5:7 "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; "


 "Bem-aventurados "

Consulte comentário introdutório de Robert Stein sobre as bem-aventuranças de (Mateus 5.3)


"... os misericordiosos, "

O que é misericórdia? Misericórdia vem de uma palavra grega que também pode ser traduzida por compaixão. É uma disposição da alma, de ser semelhante a Cristo ao encarar amigos, inimigos, repudiados e pecadores. 

O misericordioso usa de bondade ao julgar os outros; procura o melhor, não o pior; é lento para condenar, rápido para recomendar. Como o bom samaritano, é prestativo (Lucas 10.30-37). Os líderes religiosos judeus da época de Jesus eram na maioria desprovidos de misericórdia. Eram presunçosos, arrogantes, orgulhosos e precipitados no julgamento. Pensavam que tinham resposta para todas as questões teológicas, mas não tinham misericórdia dos que sofriam. Viam o sofrimento como um castigo de Deus pelo pecado (Lucas 13:1–5; João 9:1, 13, 34).

O misericordioso repudia o ódio e os ressentimentos, e perdoa aos que o ofendem. Como tornar-nos misericordiosos? Lembrando nossas próprias falhas e de como dependemos da misericórdia de Deus, a ninguém trataremos duramente (Mateus 7.1-5; Gálatas 6.1-3).

O ensino de Jesus sobre misericórdia era contra a natureza do estilo de vida típico do mundo daquela época. Os romanos menosprezavam o sentimento e tinham a reputação de considerá-lo uma doença da alma. A misericórdia para eles era sinal de fraqueza, e a desprezavam como se fosse a maior de todas as debilidades humanas. Glorificavam a virilidade, acreditando que gestos de misericórdia demonstravam falta dela. 

A misericórdia também é um dos atributos de Deus (Êxodo 34:6; Lucas 6:36) e de Cristo (Hebreus 2:17). Jesus identificou a misericórdia como um dos “preceitos mais importantes da Lei” (23:23; veja 9:13; 12:7). Esta bem-aventurança reflete o que está escrito em Provérbios 14:21: “O que se compadece dos pobres é feliz” (LXX). 


"... porque eles alcançarão misericórdia; "

Diferentemente de muitos de seus contemporâneos, Gamaliel, professor de Paulo tinha uma visão correta da misericórdia, e é citado no Talmude como tendo dito: “Quem é misericordioso com os outros, misericórdia obterá no Céu, ao passo que quem não é misericordioso com o próximo, não obterá nenhuma misericórdia no Céu”.

Ensina-nos a experiência que a atitude dos outros para conosco é reflexo do tratamento que a eles dispensamos. Se ninguém nos trata com amizade, é certo que tem sido este o nosso comportamento com relação aos outros; se as pessoas não nos sorriem, indica-nos isto estarmos também negando-lhes o sorriso: "porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo"(Lucas 6:38).

Jesus disse que quem é misericordioso alcançará misericórdia. Mais tarde, Ele ensinou: “Se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (6:15). 

Se não mostramos misericórdia aos outros, bloqueamos a porta para o nosso próprio perdão. Tiago escreveu: “Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tiago 2:13). 


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/3/2021

FONTES:

PEARLMAN, Myer. Mateus: O evangelho do grande Rei. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

STEIN, Robert H. Guia Básico para Interpretação da Bíblia. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201204_05.pdf

Atos 8:35

Atos 8:35 “Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

 

“Então Filipe, abrindo a sua boca, “

Filipe, era um dos comissionados na igreja de Jerusalém para servir como diácono: “e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos” (Atos 6:5,6).

Como todos que são guiados pelo Espírito são como o vento: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3:8). Não havia planejado Filipe uma excursão no deserto. Mas o Senhor o enviou ali para que abrisse a sua boa e pregasse a uma pessoa. Filipe não sabia para quem pregaria, se seria alguém instruído ou não, mas deveria esperar no Espírito Santo: “Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar” (Êxodo 4:12)

Após iniciar uma missão muito próspera na cidade de Samaria: “E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia“ (Atos 8:6). As notícias dos feitos de Filipe chegaram até Jerusalém, e a igreja de Jerusalém enviou ali os apóstolos Pedro e João: “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João” (Atos 8:14). Para que pela imposição de mãos dos apóstolos os que creram em Jesus recebessem o Espírito Santo.

E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta” (Atos 8:26). Filipe recebeu um chamado para o caminho de Gaza, uma região deserta. Porém alguém escolhido passaria por aquele deserto: “um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros” (Atos 8:27) que “assentado no seu carro, lia o profeta Isaías” (Atos 8:28)

 

“... e começando nesta Escritura, ”

Se aproximando desse Eunuco disse Filipe:  Entendes o que lê? “E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra (Atos 8:30-33).

Isaías 53 foi apenas o ponto de partida para Felipe. Assim como outros palestrantes inspirados, o evangelista deve ter feito uma revisão dos fatos concernentes ao nascimento, à vida e aos milagres de Jesus: “Andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (10:38)

 

“... lhe anunciou a Jesus. ”

A primeira tarefa do evangelista foi mostrar que esses versículos referiam-se ao Messias, e que (ao contrário da crença popular) Isaías predisse que o Messias deveria sofrer . A seguir, Filipe deve ter enfatizado que Jesus, e somente Jesus, cumpria cada detalhe da profecia: “Como ovelha ao matadouro”, Jesus foi conduzido do jardim para o Sinédrio, e depois para as autoridades romanas. “Como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador”, Jesus não Se defendeu, durante todo o julgamento. Ele sofreu “em sua humilhação”, sendo zombado, e disputado e açoitado no rosto. “Negaram-lhe justiça” , quando teve que suportar um procedimento ilegal após outro. O fato de ter passado por uma morte violenta e rápida sendo jovem está implícito nas palavras: “Quem lhe poderá descrever a geração ? Porque da terra a sua vida é tirada”.

Sem dúvida, Filipe também citou outras profecias de Isaías 53, cumpridas na vida de Jesus: Ele foi rejeitado pelo Seu povo (Isaías 53:1–3). Ele foi traspassado por uma espada (v. 5). Ficou pendurado entre dois ladrões (vv. 9, 12). Foi sepultado no túmulo de um rico (v. 9). Acima de tudo, porém, Filipe deve ter citado por que o Messias teve de morrer — para nos salvar dos nossos pecados!

O tesoureiro sabia que o que Filipe dizia sobre Jesus era verdade. Quando Filipe relacionou esses fatos com a profecia de Isaías, a mente do eunuco chegou ao esclarecimento — e a fé invadiu seu coração. E ele pediu para ser batizado por Filipe.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/3/2024

FONTES:

Pearlman. Myer. Atos: e a Igreja se Fez Missões. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1995.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200111_08.pdf