Páginas

sábado, 21 de dezembro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 21 DE DEZEMBRO DE 2024 (1 Tessalonicenses 5.19)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
21 DE DEZEMBRO DE 2024
VIDA NO ESPÍRITO E VIDA DE ORAÇÃO COMO ASPECTOS DA VIDA ABUNDANTE

1 Tessalonicenses 5.19 “Não extingais o Espírito.”

 

“Não extingais o Espírito.”

Paulo escrevendo aos irmãos de Tessalônica, exortou-os: “Não extingais o Espírito”. A construção em grego permite a seguinte tradução: Parem de extinguir o Espírito. À luz de 5:20: “Não desprezeis as profecias”, este versículo parece indicar que alguns crentes puseram em dúvida o uso dos dons espirituais na igreja. Em contraste com a vida eclesiástica dos coríntios (1 Coríntios 12-14), na qual os dons de línguas e de profecia estavam muito em evidência, os tessalonicenses talvez tivessem a tendência de subestimar o valor dos dons do Espírito Santo.

Eles haviam esquecido ou talvez nem tivessem sido completamente instruídos - de que os dons sobrenaturais proviam o meio pelo qual a igreja podia ser enriquecida pelos ministérios do Consolador. O Dr. Lange comenta: “Essa dissidência provavelmente procedia mais do valor que atribuíam ao intelecto e à ordem nos cultos; e não, como em Corinto, de exagerar o valor das línguas”. Aquela igreja, esquecendo-se de seu primeiro fervor (1 Tessalonicenses 1.2,3,7), tornara-se formalista e sua liturgia começava a extinguir o Espírito Santo.

O termo traduzido por “extinguir” referente ao Espírito Santo, tem o sentido colateral de apagar aos poucos uma chama, um fogo que está a arder. Portanto, extinguir o Espírito é agir de modo a impedir, suprimir ou limitar a manifestação do Espírito do Senhor. Quando se perde o primeiro amor, extinguimos ou apagamos de nossas vidas o Espírito de Cristo (Apocalipse 2.4).

O crente não deve apagar a influência do Espírito Santo em sua vida. O uso da palavra “extinguir” traz a figura do fogo como símbolo do Espírito Santo (Atos 2.3; Romanos 12.11; 2 Timóteo 1.6). Fogo fala de pureza, poder, luz e calor. O fogo ilumina, aquece, purifica e alastra. Apagamos o fogo quando removemos o combustível: jogando terra ou tirando o oxigênio. O fogo precisa ser mantido aceso no altar do coração. Apagamos o fogo quando cedemos ao pecado ou quando deixamos de orar e obedecer à Palavra.

A extinção das operações do Espírito Santo na vida da igreja quando não é letal, a adoece e debilita, sem que ninguém o perceba. Mais tarde, resta somente a lembrança do passado quando o fogo do céu ardia. Sempre que for detectada a falta de operações do Espírito Santo em nosso meio, devemos clamar a Deus sem cessar por um avivamento espiritual.

A extinção do Espírito Santo leva a igreja a mornidão espiritual (Apocalipse 3.14-22). Quando um crente perde o fervor espiritual, torna-se frio, ou, pior ainda, morno, e é “vomitado” por Deus (Apocalipse 3.16).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/12/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

LOPES, Hernandes Dias. 1 e 2 Tessalonicenses: (como se preparar para a segunda vinda de Cristo). São Paulo: Hagnos, 2008.

BOYD, Frank M. Comentário Bíblico Gálatas, Filipenses, 1 e 2 Tessalonicenses e Hebreus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1996. 

GILBERTO, Antonio. Verdades Pentecostais - Como obter e manter um genuíno avivamento pentecostal nos dias de hoje. Rio de Janeiro: CPAD, 2019.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário