Páginas

domingo, 10 de novembro de 2024

Lição 07: A Promessa de um Coração Novo | 4° Trimestre de 2024

TEXTO ÁUREO

“E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. ” (Ezequiel 36.26)

 

“E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; ”

O velho coração estava irremediavelmente corrompido pelo pecado. Assim como Davi, após pecar com Bate-Seba pediu a Deus para “criar nele um coração puro” (Salmos 51:10), Israel carecia dessa nova criação.

Ao dizer que eles receberiam um novo coração, Deus estava declarando uma mente ou intelecto renovado, e uma transformação emocional. Do coração procedem as “fontes da vida” (Provérbios 4:23); se o coração não for guardado, ele nos levará para longe do Senhor: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mateus 15.19).

O personagem bíblico do Antigo Testamento que recebeu um novo coração foi Saul: “Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia” (1 Samuel 10:9), após receber esse novo coração o Espírito de Deus se apoderou dele e começou a profetizar.

 

“... e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. ”

O povo se tornara obstinado, teimoso e rebelde. Seus corações haviam ficado completamente insensíveis à vontade de Deus, se tornaram pedras; seus ouvidos estavam surdos aos clamores do Senhor: “Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração” (Deuteronômio 9:6).

Estevão denunciou os homens da sua geração dizendo: “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais” (Atos 7.51).

Agora, com essa transformação, o povo seria sensível, pois receberiam um coração de carne e estariam atentos à palavra do Senhor: “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne” (Ezequiel 11:19). Com esse novo coração conseguiriam sentir o que Deus sentia, pois possuíram o seu Espírito: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2.14-16).

A implantação do Espírito de Deus dentro deles transformará seus motivos e lhes capacitará a viver de acordo com os estatutos e os juízos de Deus: “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados” (Jeremias 31.32-33).

O resultado deste transplante psicológico é que Israel passará por uma verdadeira mudança de sentimentos. Isso ocorrerá de maneira plena na ocasião da manifestação em glória de Cristo:  Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito” (Zacarias 12.10).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
08/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

TAYLOR, John B. Ezequiel introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1984.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201910_08.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário