Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 14 DE NOVEMBRO DE 2024 (Lucas 2.19)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
14 DE NOVEMBRO DE 2024
GUARDANDO E CONFERINDO TUDO NO CORAÇÃO

Lucas 2.19 “Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração”.

 

“Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração”.

Os pastores divulgaram a todos a palavra que acerca do menino lhes fora dita — e assim se tomaram as primeiras testemunhas da mensagem do Evangelho. Eles contaram a respeito do menino e tudo o que os anjos tinham dito sobre Ele, e todos os que... ouviram se maravilharam. E muito provável que o termo “todos” se refira às pessoas da estalagem, ou das redondezas. Todos ficaram assombrados com a história dos pastores.

Certamente, os pastores disseram a Maria e a José o que os anjos lhes haviam dito. Mas Maria guardava todas essas coisas. “Guardar” significa refletir profundamente, manter em mente ou armazenar cuidadosamente; o fato de que ela as conferisse em seu coração refere-se a ponderar, procurar entender e interpretar. Ela reunia as evidências, e as guardava, para compará-las com as revelações que posteriormente lhe seriam feitas.

Maria tinha muito em que pensar enquanto olhava para ao rosto de seu pequeno menino. Gabriel lhe havia dito que o pequeno menino iria reinar para sempre (Lucas 1.31-33); os pastores relataram as palavras do anjo — Ele é o Salvador, o Cristo, o Senhor (Lucas 2.11). Ao segurar seu bebê, ela deve ter pensado sobre tudo o que Deus estava fazendo e quem seu filho se tornaria quando crescesse.

Além dos pastores Simeão, na ocasião da apresentação de Jesus, também teve uma revelação acerca do dele. Ana, a profetisa, falou dele a todos que aguardavam a redenção. Mas Maria, a bíblia diz que ele com seu marido se maravilhou de tudo. Não há comentário dela novamente acerca dos fatos, possivelmente porque os guardou em seu coração.

Maria fez a mesma coisa na Festa da Pascoa em Jerusalém, na ocasião em que tinham esquecido Jesus e após três dias o encontrarem no Templo. A resposta de Jesus causou surpresa em Maria: “Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2.49), todavia enquanto a maioria não entendia, Maria não opinava, mas guardava todas as coisas em seu coração (v.51). Embora não compreendesse o que ele queria dizer, Maria não se esqueceu de suas palavras, mas guardou-as como preciosos segredos.

Nós cristãos como Maria não podemos ser precipitados e afoitos em relação as revelações de terceiros. Mas devemos como Maria examinar tudo: “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem” (1 Tessalonicenses 5.20-21).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Comentário do Novo Testamento: Aplicação Pessoal. Tradução: Degmar Ribas. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário