Páginas

sábado, 9 de novembro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 09 DE NOVEMBRO DE 2024 (Hebreus 13.8)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
09 DE NOVEMBRO DE 2024
JESUS NÃO MUDOU, ELE CURA SIM

Hebreus 13.8 “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. ”

 

“Jesus Cristo é o mesmo,

Provavelmente, o versículo mais conhecido de Hebreus. Gerações de antigos líderes estimados já morreram, mas temos Aquele que continua vivo, a nos servir e ajudar, como já não podem fazer os líderes que partiram. Hebreus 1:12 aplica as palavras de Salmos 102:27 a Ele: “Tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim”.

O Antigo Testamento faz declarações como  esta sobre Deus: “Eu, o SENHOR, o primeiro, e
com os últimos Eu mesmo
” (Isaías 41:4; veja 44:6).  Aqui em Hebreus, a mesma terminologia é aplicada a Cristo. Não há incongruência, pois Cristo é, de fato, “o primeiro e o último” (Apocalipse 1:17).

Esta passagem mostra a imortalidade do Filho de Deus e, por extensão, aquilo que Ele é quanto ao tempo! O Filho é o Criador do Universo (vv. 10-12). A criação como agora existe será “mudada” (v. 12) qual “vestido”, havendo depois novos céus e nova Terra, mas Cristo é eterno, imutável. Cristo é o mesmo, a fé é igualmente a mesma.

Jesus é o mesmo quanto ao Seu propósito e ensino. Nosso ensino sobre Cristo, corretamente interpretado, também deve ser o mesmo. Visto que Ele não muda quanto à verdade da Sua palavra, nós também não devemos mudar nosso procedimento, deixando de seguir o que Cristo ordenou (1 Coríntios 15:58).

 

“... ontem, e hoje, e eternamente. ”

As três dimensões em que Cristo se apresenta aqui refletem aquilo que Ele foi, e é, e será para sempre o mesmo.

Ele é o mesmo ontem. Cristo é eterno e histórico. Ele nasceu de uma virgem e fez parte do tempo; mas como Deus, Ele é “Pai da Eternidade”: ”Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6).

Ele é o mesmo hoje. Cristo é eterno, histórico e atual porque a sua existência transcende o tempo. Ele existiu e está existindo e continuará a existir! Porque Ele vive e reina para sempre: “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém” (Apocalipse 1.18).

Ele será o mesmo eternamente. Cristo é eterno porque possui em si a natureza da imortalidade. “O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Colossenses 1.15-17).

Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e até as eras. Sua obra de ontem, a obra sacrificial e expiatória como sumo sacerdote, foi exposta pelo autor de Hebreus com profundidade. É a própria base do cristianismo. Hoje a obra de Cristo prossegue, na intercessão que ele faz por nós, à mão direita do Pai (Hebreus 7.25; 4.14-16).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
06/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201408_11.pdf

SILVA, Severino Pedro da. Epístola aos hebreus: as coisas novas e grandes que Deus preparou para você. Rio de Janeiro: CPAD, 2003

BOYD, Frank M. Comentário Bíblico Gálatas, Filipenses, 1 e 2 Tessalonicenses e Hebreus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1996. 

GUTHRIE, Donald. Hebreus- Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1984.

HEGNER, Donald A. Hebreus- Novo Comentário Bíblico Contemporâneo. Editora Vida, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário