Páginas

sábado, 19 de outubro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 19 DE OUTUBRO DE 2024 (Colossenses 1.24)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
19 DE OUTUBRO DE 2024
A IGREJA É O CORPO DE CRISTO

Colossenses 1.24 “Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;”

 

“Regozijo-me agora no que padeço por vós,”

Paulo escreveu: Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós. Jesus já havia mostrado a Paulo que ele sofreria como Sua testemunha: “E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome” (Atos 9:16). O sofrimento é no geral desagradável. Todavia há dores que trazem alegria. Por exemplo a dor de uma mãe é intensa durante o parto, mas ela tem alegria ao saber que seu bebê está vindo ao mundo (João 16:21). Paulo não gostava de sofrer, mas ele tinha alegria nos benefícios que o sofrimento podia levar aos colossenses. E o apóstolo expressou um pensamento semelhante em Filipenses, dizendo que se ele tivesse que ser sacrificado por eles, isto seria motivo de alegria para ele (Filipenses 2:17).

Alegrar-se diante do sofrimento é o que Jesus esperava de Seus seguidores (Mateus 5:10–12; Atos 5:41; 16:25; Tiago 1:2). Esta foi a atitude de Jesus para com a Sua morte na cruz (Hebreus 12:2).

 

“... e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;”

A palavra traduzida por “preencho”; “cumpro” aparece somente aqui no Novo Testamento. Ao escrever preencho o que resta, Paulo não estava insinuando que ele sozinho estava concluindo o trabalho de Jesus de espalhar o evangelho por todo o mundo. Apenas queria dizer que ele estava fazendo a sua parte neste esforço.

Quando falou das “aflições” (plural) de Cristo, Paulo se referia a algo mais do que o sofrimento na cruz. Mas a preocupação de um progenitor que quer bem que ele gerou: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti” (Isaías 49.15). Jesus chorou por Jerusalém e disse: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?” (Lucas 13.34).

Paulo entendia que devia padecer pelo rebanho de Deus: “Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado” (2 Coríntios 12.15).

Essas tribulações e oposições podem ser esperadas por quem milita o evangelho. Por causa do serviço que prestava a Jesus, Paulo escreveu que “os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor” (2 Coríntios 1:5). Ele disse que ele levava “no corpo o morrer de Jesus” (2 Coríntios 4:10) e “as marcas de Jesus” (Gálatas 6:17). Seu objetivo era experimentar “a comunhão dos Seus sofrimentos” (Filipenses 3:10).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
15/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

RENOVATO, Elinaldo. Colossenses - A Perseverança da Igreja na Palavra Nestes Dias Difíceis e Trabalhosos. Rio de Janeiro, CPAD, 2005.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201310_03.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário