Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 9 DE OUTUBRO DE 2024 (Genesis 29.32)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
9 DE OUTUBRO DE 2024
JACÓ, O PAI DAS 12 TRIBOS DE ISRAEL QUE DARIAM ORIGEM À NAÇÃO

Genesis 29.32 “E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben; pois disse: Porque o Senhor atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido.”

 

“E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben;”

Jacó havia sido enganado por seu tio e sogro Labão na ocasião do seu casamento. Ele havia trabalhado sete anos por Raquel, a filha mais nova de Labão, mas este deu em casamento sua filha mais velha chamada Lia.

Labão astuto se justificou dizendo que na região não se casava a filha mais nova antes da mais velha e que não negava a mais nova a Jacó também, mas ele devia trabalhar os mesmos sete anos.

Assim Jacó casou-se com duas irmãs que disputavam sua atenção e seu amor. A Bíblia diz que: Jacó amava a Raquel(Genesis 29.11) e desprezava Lia. Mas vendo, pois, o Senhor que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril(Genesis 29.32).

Lia concebeu e deu a luz a Rúben que significa “Veja, um filho!”. Rubén foi primogênito da família. Rúben futuramente como Esaú perdeu seu direito de primogenitura por violar o leito de seu pai: “Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama (Genesis 49.3-4).

 

“... pois disse: Porque o Senhor atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido.”

Lia expressou grande alegria ao dar-lhe nome de Rubén, pois correspondia à sua fala: “o Senhor atendeu à minha aflição”. Ela pensava: Por isso, agora me amará meu marido, mas viria a se decepcionar.

Acreditou Lia que a aflição de ser desprezada por seu marido passaria após ser a única a lhe dar um filho e cumprir a comissão do Eden: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra”. Quando uma mulher não gerava sentia-se amaldiçoada por Deus, pois o messias viria da semente da mulher: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Genesis 3.15).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
07/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201601_07.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário