Atos 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. ”
“E em nenhum outro há salvação, ”
Percebe-se a facilidade com que Pedro passa da cura para a salvação, do particular para o geral. Ele vê a cura física de um homem (coxo) como uma ilustração da salvação que é oferecida a todos em Cristo. O grego tem um trocadilho ausente na versão para o português. “Salvação” e “salvos” nesse versículo são da mesma raiz que a palavra “curado”, no versículo 9. Assim como Jesus foi quem pôde curar fisicamente o mendigo, Ele também é o único que pode salvar espiritualmente a humanidade!
A afirmação
é restritiva, mas é verdadeira. Jesus disse: “Eu sou o caminho e a verdade e
a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Pedro ecoou esse
pensamento. Seus
ouvintes consideravam-se salvos porque eram da descendência de Abraão e porque
tinham a lei de Moisés. Jesus havia dito a eles: “E não
presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo
que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão” (Mateus 3.9).
Há entre os homens muitos nomes que alegam ser nomes salvadores, mas que, na verdade, não o são. Existem muitas instituições religiosas que desejam estabelecer reconciliação e ligação entre Deus e os homens, mas não podem.
Visto que não há outro nome pelo qual corpos doentes sejam curados, assim não há outro nome pelo qual almas pecadoras sejam salvas. Por Ele, e somente por Ele, recebendo e aceitando sua doutrina, é que todos nós receberemos a salvação. A sua morte e ressurreição, sua exaltação e autoridade fazem dele o único Salvador, já que nenhum outro possui tais qualificações
“... porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. ”
Paulo escreveu aos filipenses que Cristo recebeu um nome que é sobre todo o nome: “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2.9-11). Este nome é dado debaixo do céu. Jesus tem não só um grande nome no céu, mas um grande nome debaixo do céu, porque Ele possui todo o poder tanto no mundo superior quanto no inferior.
Por seu nome foi determinado a salvação da humanidade. O anjo do Senhor havia dito a José: “não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1.20-21). Esse Nome foi dado entre os homens que precisam de salvação, homens que estejam prontos a perecer. Somos salvos por seu nome, por este nome: O Senhor, Justiça Nossa (Jeremias 23.6).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
27/10/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
STOTT, John R. W. A Mensagem de Atos: Até aos Confins da Terra, São Paulo: ABU, 1994.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD, 2008.
Comentário Bíblico Beacon. Volume 7. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2005.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200110_04.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário