TEXTO ÁUREO
“Antes, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4.6)
“Antes, dá maior graça.”
Tiago prossegue agora para defrontar-se com uma quase inevitável reação a esta figura que representa a Deus como um amante ciumento (V.5). Se Deus for assim, haverá alguém capaz de prestar-lhe a devoção que Ele requer? A resposta de Tiago é que se Deus faz grandes demandas, também concede abundante graça para cumpri-las e que, quanto maior é a demanda, maior também é a graça que concede.
Somente a graça divina pode nos capacitar a corresponder o amor de Deus. Mas a graça tem uma característica constante, o homem não pode receber graça até que se der conta de sua necessidade da mesma e acudiu a Deus humildemente rogando ajuda.
As dificuldades em se viver para Deus dedicadamente num mundo mau são muitas, mas Ele dá maior graça, a qual aqui parece significar "ajuda gratuita".
“Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
E essa ajuda gratuita Deus põe à disposição, como diz Provérbios 3:34 “Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos”, mas não para os soberbos, nem para pessoas auto-suficientes, mas para os humildes, para os homens dependentes. Esta citação também se encontra em 1 Pedro 5:5: “porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
Provérbios 3:34 demonstra que aonde quer que a inveja lasciva do espírito humano leve, a graça de Deus em Cristo é, no entanto, suficiente para o perdão. A suficiência, no entanto, é para os que colocam de lado a arrogância e se aproximam de Deus com mansidão e humildade. Tiago expressou uma linha-mestra que perpassa toda a Bíblia.
Deus está sempre levantando os humildes e derrubando os poderosos e orgulhosos. Essa linha-mestra está bem arraigada na narrativa da queda (Gênesis 3) e nos cânticos de Ana (1 Samuel 2) e Maria (Lucas 1).
Os que pertencem à categoria “de condição humilde” [1:9], “pobres” [2:5] e “humildes” [4:6] são exaltados como exemplos para os leitores de Tiago porque, devido à incapacidade de prover para si mesmos, necessitam de segurança e subsistência básica e, por isso, exercitam uma total dependência de Deus.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
13/7/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.
BARCLAY, William. The Letter of James- Tradução: Carlos Biagini
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202211_02.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário