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sexta-feira, 23 de agosto de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 23 DE AGOSTO DE 2024 (Gênesis 34.25)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
23 DE AGOSTO DE 2024
EPISÓDIOS BÍBLICOS RELATAM VINGANÇA DE FAMILIA

Gênesis 34.25 “E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todos os homens.”

 

E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor,”

Após o heveuSiquém ter se deitado com Diná (v.2). Ele compareceu com seu pai Hamor perante Jacó para pedir a mão dela em casamento (v.6,8). Após uma recusa dos filhos de Jacó em relação a circuncisão (v.14,15), Hamor e seu filho concordaram em se marcar juntamente com todos os homens da sua cidade (v.18).Porém, dois dos filhos de Jacó esperaram até ao terceiro diaapós a circuncisão para surpreendê-los.

Como era de se esperar, nesseterceiro dia eles sentiam mais forte a dor. Certo targumjudaico bem antigo parafraseia o texto hebraicoafirmando: “Eram fortes as dores sobre eles”.Isso realmente acontecia na antiguidade, quando a falta de instrumentos estéreis e métodosrudes envolviam cirurgias desse tipo:Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário” (Êxodo 4.25).  É até possível que ficassem debilitados porfebre: “E aconteceu que, acabando de circuncidar a toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam” (Josué5:8).

 

“... os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada,”

Essesdois filhos de Jacó eram Simeão e Levi. Eles eram irmãos totalmente consangüíneos deDina, sendo os três filhos de Lia (Genesis 29:33-34; 30:21). Isso pode explicar parcialmente a reação vingativa dos doisao estupro de Diná. Pois, no terceiro dia após a circuncisão do povo da cidade os dois irmãostomaram cada um à sua espada para executar sua vingança.

Posteriormente, quando Jacó abençoava seus filhos se referiu a esse feito quando deles profetizou: “Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel”(Genesis 49.5-7)

Essas duas tribos foram dispersas; mas enquanto Simeão se desintegrava, espalhado parte entre os de Judá (Josué 19:2-9; Neemias 11:25-28), parte entre as tribos do Norte (2 Crônicas 34:6), Levi foi premiado com uma honrosa dispersão como o elemento, sacerdotal de Israel (Êxodo 32:26,29; Números 18:20,23; 35:2-8), por causa do seu posicionamento durante o episódio da Estátua de ouro.

 

“... e entraram afoitamente na cidade, e mataram todos os homens.”

Eles entraram inesperadamente na cidade. Esse ato de vingança foi imperdoável; os filhos de Lia assassinaram todos os homens da cidade como castigo pelo crime de um só homem: “Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” (Tiago 1.20).

Alguns comentaristas sugerem que é altamente improvável que Simeão e Levi, agindo sozinhos, conseguiriam matar todos os homens de Siquém. Ainda que tenham tido ajuda dos outros filhos de Jacó nesse massacre, o texto não indica isso. A responsabilidade por essas mortes é atribuída somente a Simeão e Levi (Genesis 34:30).

Em nenhum momento eles demonstraram remorso ou arrependimento. A única resposta de Simeão e Levi foi uma débil tentativa de justificar seus atos violentos com uma pergunta: Abusaria ele de nossa irmã, como se fosse prostituta? (Genesis 34.31).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201602_08.pdf

Kidner, Derek. Gênesis: introdução e comentário. Trad. Odayr Olivetti.São Paulo: Vida Nova, 2004.

 

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