LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
17 DE AGOSTO DE 2024
A RAINHA ESCOLHIDA FOI A JUDIA ESTER
Ester 2.17 “E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.”
“E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens;”
No mês de dezembro de 479 A.C., exatamente quatro anos depois do seu divórcio com Vasti, Xerxes fez de Ester a sua rainha. Ester conquistou o coração do rei. Ele a amou mais do que a todas as mulheres e mostrou-lhe mais benevolência do que a todas as virgens do concurso. Assim, ela obteve graça e favor aos olhos do rei, como havia acontecido com Hegai e outras pessoas: “e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam” (V.15).
Quem pensaria que uma judia, uma cativa, uma órfã, teria nascido para ser uma rainha, uma imperatriz! Mas foi assim que ocorreu. A Providência às vezes levanta o pobre do pó, para fazê-lo assentar entre os príncipes: “Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo” (1 Samuel 2.8). Aqueles que buscam agradar a Deus estarão nas graças dos homens também: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lucas 2.52).
“... e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.”
Assuero pôs uma coroa real na cabeça de Ester e a fez rainha no lugar de Vasti. A escolha da nova rainha requeria novo banquete, desta vez em honra a Ester.
O rei Assuero então agraciou a solenidade de sua coroação com uma festa, em que talvez Ester, em acordo com o rei, fez uma aparição pública, o que Vasti se negara a fazer, para que tivesse a honra da obediência, na mesma situação em que a outra incorreu na mácula da desobediência.
Todo o povo se alegrou com a coroação. Pois o rei deu “alívio as províncias” (v.18). O alívio às províncias era em termos de isenção de impostos, que embora pareça improvável ao leitor ocidental, é bem atestada na antiga Pérsia.
DEIVY
FERREIRA PANIAGO JUNIOR
6/8/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_03.pdf
HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.
BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SWINDOLL, Charles R. Ester: uma mulher de sensibilidade e coragem - tradução de Neyd Siqueira. - São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário