Páginas

sábado, 3 de agosto de 2024

Ester 1.9

 

Ester 1.9 “Também a rainha Vasti deu um banquete às mulheres, na casa real do rei Assuero.”

 

Também a rainha Vasti deu um banquete às mulheres,”

Ao mesmo tempo do banquete de sete dias que Assuero ofereceu a todo o povo que se achava na fortaleza de Susã (v.5), a rainha Vasti entreteve as mulheres oferecendo seu próprio banquete.

A história secular não sabe nada sobre uma rainha chamada Vasti ou Ester no reinado de Xerxes, mas sim sobre sua esposa Amestris, a filha de um general persa, de acordo com Heródoto. Assuero se casou com Amestris antes de se tornar Rei. Vasti pode ter sido uma das outras esposas de Xerxes, desconhecida dos registros extra bíblicos. Segundo a bíblia Sheed: Vasti era um título dado a Amestris.

O nome Vasti que é escrito de sete maneiras diferentes em outras tantas versões, tem sido associado com as palavras persas que significam “melhor" ou “a amada”, “a desejada”, belos significados para o nome de uma rainha.

 

“... na casa real do rei Assuero.”

Diferentemente, portanto, da festa de Belsazar, cuja mulher e concubinas beberam com ele (Daniel 5.2); ou da de Herodes, cuja filha dançou diante dele. Os homens e as mulheres nem sempre se dividiam em festas persas: “E disse Ester: Se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que lhe tenho preparado (Ester 5:4), mas, nessa ocasião, a rainha ofereceu sua própria celebração.

Vasti recepcionou as mulheres em seu próprio apartamento; não na corte ou no jardim, ao ar livre, mas na casa real. Assim, enquanto o rei demonstrou a honra de sua majestade no pátio do palácio rel, ela e suas damas de companhia demonstraram a honra de sua majestade na casa real.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
4/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_02.pdf

Biblía de estudo Shedd. São Paulo: Vida Nova, 1998.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Josué a Ester. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

 BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário