Páginas

sábado, 10 de agosto de 2024

1 Samuel 15.8

 

1 Samuel 15.8 “E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. ”

 

“E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas;”

Apesar do mandamento de Deus através de Samuel ter sido claro: “Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos” ( Samuel 15.3).

Os amalequitas, que eram descendentes de Esaú (Genesis 36:12), foram inimigos constantes de Israel. Atacaram os israelitas em Refidim nas vizinhanças do Sinai. Em Redifim “disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus” (Exodo 17.14).

O rei Saul poupou os animais, pois temia o povo. Após isso ele também decidiu ser diplomático para com o Rei dos amalequitas poupando-lhe a vida. Saul foi um escravo do povo. Suas decisões não eram pautadas com boa base de liderança. Observe que, ao ser repreendido, ele lança a culpa sobre o povo, assim como fez Adão, Eva, Arão (Genesis 3.12; Êxodo 32.22).

Isso muito enfureceu Samuel que após profetizar cumpriu a ordem o Senhor em relação a Agague: “Disse, porém, Samuel: Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então Samuel despedaçou a Agague perante o Senhor em Gilgal” (1 Samuel 15.33).

Agague encontra-se também em Números 24:7. Pode ter sido um titulo hereditário como Faraó entre os egípcios e Abimeleque entre os filisteus.

 

 “...porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. ”

O restante do povo amalequita não viu Saul problema em executar ao fio da espada. Todavia, a bíblia é o testemunho que o trabalho de Saul até nisso não foi cumprido. Pois, posteriormente a bíblia que Davi pelejou contra eles e diz ainda que quem levou a notícia da morte de Saul a Davi foi um amalequita: “E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita(2 Samuel 1.8).

Um remanescente dele sobreviveu até o tempo de Ezequias: “E feriram o restante dos que escaparam dos amalequitas (1 Crônicas 4:43), quando foi destruído por um bando de simeonitas na região do Monte Seir.

Fora esses fatos temos ainda um personagem antagonista na história da rainha Ester que era conhecido como agagita, ou seja, descendente do rei Agague: “Depois destas coisas o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, e o exaltou, e pôs o seu assento acima de todos os príncipes que estavam com ele” (Ester 3.1).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

GOMES, Osiel. O governo divino em mãos humanas – Liderança do povo de Deus em 1º e 2º Samuel. Rio de Janeiro: CPAD, 2019.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário