Páginas

sábado, 6 de julho de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 6 DE JULHO DE 2024 (Ester 2.15)

 LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
6 DE JULHO DE 2024
MULHERES QUE SE PORTAM DE MANEIRA HUMILDE

Ester 2.15 “Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam”.

 

Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei,”

Somente agora no livro Ester é mencionada pelo seu nome completo: filha de Abiail, tio de Mordecai, que a tomara por filha.

Todas as donzelas selecionadas pelos oficiais do Rei, após o período de preparo de doze meses. Começaram a se apresentar diante do Rei para que ele escolhesse alguma delas para reinar com ele no lugar de Vasti: “E a moça que parecer bem aos olhos do rei, reine em lugar de Vasti” (Ester 2.4). Chega enfim a vez de Ester: “Assim foi levada Ester ao rei Assuero” (Ester 2.16).

 

“... coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres;”

As moças que se apresentavam ao Rei Assuero podiam pedir qualquer coisa e se lhes daria: “Desta maneira, pois, vinha a moça ao rei; dava-se tudo quanto ela desejava, para levar consigo da casa das mulheres à casa do rei” (Ester 2.13).

A oferta de toda sorte de adornos significava que as rainhas em perspectiva revelavam mediante a escolha que faziam se tinham bom senso e gosto artístico, ou se estavam interessadas apenas em se enriquecer.

Ester, todavia, coisa nenhuma pediu para si. Revelou um espírito incomparável, demonstrando que não estava preocupada em agradar ao rei pelo que "é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário", mas por "um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus" (1 Pedro 3:3, 4).

 

“... e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam”.

Sua atitude surpreendente fez com que Ester alcançasse graça aos olhos de todos que a viam. Com o seu espírito fascinante e gracioso. Ela já havia alcançado graça aos olhos de Hegai, camareiro do rei: “Sucedeu que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei, e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, aos cuidados de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, sob a custódia de Hegai, guarda das mulheres. E a moça pareceu formosa aos seus olhos, e alcançou graça perante ele; por isso se apressou a dar-lhe os seus enfeites, e os seus quinhões, como também em lhe dar sete moças de respeito da casa do rei; e a fez passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres” (Ester 2.8-9).

Havia claramente algo em Ester que levava todos a "favorecê-la", desde o rei até às mulheres do harém que estavam competindo contra ela pela atenção e afeto do monarca. Todos que viam Ester admiravam-na, e concluíram que seria ela a dama a conquistar o prêmio, e ela de fato o conquistou.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/6/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

SWINDOLL, Charles R. Ester: uma mulher de sensibilidade e coragem - tradução de Neyd Siqueira. - São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário