Páginas

sábado, 6 de julho de 2024

Juízes 2.10

 

Juízes 2.10 “E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.”

 

“E foi também congregada toda aquela geração a seus pais,”

Após o tempo de esperança sob a liderança de Josué. Alguns anos após a sua morte toda a geração que foi liderada por Josué e talvez Moisés foi reunida aos seus antepassados: “Eis que te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz” (2 Crônicas 34.28). Essa reunião é um eufemismo para descrever a morte no Antigo testamento.

Todos que foram liderados por Josué desceram a sepultura: “Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece” (Eclesiastes 1.4).

 

“... e outra geração após ela se levantou,”

Outra geração se levanta. Ou seja, outra geração surge. Cada nova geração deve empenhar-se em sua própria experiência religiosa; não pode continuar na força espiritual de seus heróis do passado. Aparentemente a geração que foi congregada a seus pais não foram capazes de ensinar seus filhos a temerem ao Senhor.

Pois, a nova geração não partilhou de sua fé, nem de sua lembrança dos grandes livramentos que Deus lhes trouxera no Egito e no deserto.

 

 “... que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.”

O conceito de conhecer a Deus aparece como um alvo ou objetivo freqüente no Pentateuco. A expectativa de “conhecer o Senhor” vai além da consciência intelectual da existência de Deus e de suas qualidades. Refere-se à lealdade e obediência de um indivíduo ao supremo Deus.

As gerações futuras depois de Josué e os anciãos sabiam da lealdade de Josué ao Senhor, porém não replicaram essa lealdade. Moisés exortou repetidamente os israelitas a não se esquecerem do Senhor e de seus grandes feitos (Deuteronômio 4:9, 23, 31; 6:12; 8:11, 14, 19; 9:7).

Josué e os anciãos de seu tempo testemunharam esses feitos em primeira mão (Juízes 2:7); mas a geração posterior não, tampouco entenderam que faziam parte da aliança, tendo sido representados por seus pais no monte Horebe (Deuteronômio 4:9–14).

Conseqüentemente, essas gerações se afastaram do Senhor e adoraram os deuses da terra. Esquecidos de que o Senhor os libertara do Egito, provocaram-no à ira: E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira (Juízes 2:12).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
7/7/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

CUNDALL, Arthur Ernest; MORRIS, Leon. Juízes e Rute: introdução e comentário. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 1986.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202306_08.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário