Lucas 3.32 “E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom,”
“...E Davi de Jessé,”
Davi é o filho mais novo de Jessé foi escolhido por Deus e ungido pelo profeta Samuel para ser rei de Israel (1 Samuel 16:11–13). Davi era um filho da velhice de Jessé (1 Sm 17.12). Foi o segundo rei de Israel, fundador da monarquia unida (1000-962 a.C.). O nome Davi pode significar “amado”.
Davi como seu pai Jessé nasceu em Belém de Judá, uma cidade a cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém. Era a cidade de Boaz e Rute, e tornou-se mais conhecida como cidade natal de um filho de Davi, o Messias de Israel.
O próprio Messias viria ao mundo mil anos depois do grande monarca, sendo chamado de Filho de Davi. O nome de Davi trazia consigo a esperança do Messias em um novo tempo de paz, justiça e liberdade, em que o pecado e a morte seriam vencidos.
“... e Jessé de Obede,”
Não conhecemos a esposa de Obede, apenas sabemos que “Obede gerou a Jessé” (Mateus 1.5).
Jessé teve oito filhos e duas filhas (1 Samuel 17.12). As filhas eram de uma outra esposa, e não da mãe de Davi. Jessé viveu em Belém, e obtinha seu sustento do pastoreio de ovelhas e da criação de cabras. Buscou refúgio em Moabe durante o período em que Davi foi obrigado a fugir de Saul (1 Samuel 22.3,4).
A posição humilde de sua família é aludida pelo epíteto injurioso “filho de Jessé” dado a Davi por aqueles que não gostavam dele (1 Samuel 20.27,30; 22.7; 25.10; 2 Samuel 20.1). As expressões “brotará um rebento do tronco de Jessé” e “raiz de Jessé” em Isaías 11.1,10, que indicam o passado insignificante e humilde da linhagem real de Davi, tomaram-se símbolos de messianismo.
“... e Obede de Boaz,”
Do casamento de Boaz e Rute nasceu Obede: “E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi” (Rute 4.17).
Obede significa "adorador", "servo" ou "escravo". Costumava ser combinado com os nomes do Deus de Israel ou com os nomes dos deuses pagãos, como em Obadias, Obede-Edom, Abednego e Abdula.
“... e Boaz de Salá,”
Salá e Raabe tiveram um filho e colocaram seu nome de Boaz. Boaz quando adulto tornou-se um cidadão proeminente de Belém, compadeceu-se de uma parente viúva e pobre chamada Rute. Boaz era parente de Noemi, sogra de Rute, e um homem rico.
Ele era um homem íntegro, influente e grande fazendeiro. Seu nome significa “nele há força”. Ele podia cumprir os requisitos legais de casar-se com Rute, no regime do levirato, e suscitar descendência à (Malom) família de Elimeleque.
“... e Salá de Naassom,”
Naassom foi líder da tribo de Judá no tempo do êxodo do Egito: “Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas. Os que armarem as suas tendas do lado do oriente, para o nascente, serão os da bandeira do exército de Judá, segundo os seus esquadrões, e Naassom, filho de Aminadabe, será príncipe dos filhos de Judá” (Números 2:3, 4).
Ele participou do primeiro recenseamento: “Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes de todo o homem, cabeça por cabeça”; “Estará convosco, de cada tribo, um homem que seja cabeça da casa de seus pais”; “De Judá, Naasson, filho de Aminadabe” (Números 1:2,4,7),
Ele levou sacrifícios ao tabernáculo recém-construído: “E disse o Senhor a Moisés: Cada príncipe oferecerá a sua oferta, cada qual no seu dia, para a consagração do altar. O que, pois, no primeiro dia apresentou a sua oferta foi Naassom, filho de Aminadabe, pela tribo de Judá” (Números 7:11-12) e guiou sua tribo quando partiram para um novo lugar durante a peregrinação no deserto: “Porque primeiramente partiu a bandeira do arraial dos filhos de Judá segundo os seus exércitos; e sobre o seu exército estava Naassom, filho de Aminadabe” (Números 10:14).
Ele teve um Filho chamado Salá ou Salmom (Mateus 1.5). Não temos muitas informações desse personagem. Possivelmente ele lutou sob a liderança de Josué na conquista de Canaã, pois, sabemos que posteriormente ele casou-se com Raabe (Mateus 1.5). Talvez ele seja um dos dois espias enviados de Sitim a espiar a terra de Jericó (Josué 2.1).
Na época da conquista, Raabe, uma prostituta de Jericó, escondeu os espias israelitas quando eles certamente seriam pegos e executados: “E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali” (Josué 2:1).
Ela arriscou a própria vida para salvá-los. Quando Jericó foi capturada por Israel, Raabe e sua família foram poupados por causa da fé dela em Deus: “Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias” (Hebreus 11:31).
DEIVY
FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/6/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201203_03.pdf
HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.
ATKINSON, David. A Mensagem de RUTE. Abu, 1991.
LOPES, Hernandes Dias. Rute: Uma perfeita história de amor. São Paulo: Hagnos, 2007.
CUNDALL, Arthur Ernest; MORRIS, Leon. Juízes e Rute: introdução e comentário. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 1986.
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