2 Coríntios 5.18 “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;”
“E tudo isto provém de Deus,”
Paulo sublinha o fato de que tudo provém de Deus. O grande plano da
salvação mediante o qual toda a criação deve redimir-se pertence a Deus,
sendo ele quem, mediante Cristo, nos reconciliou consigo mesmo. É o
próprio Deus quem toma a iniciativa e executa a reconciliação, mediante
Jesus Cristo.
No Antigo Testamento era o pecador que levava um
Cordeiro em sacrifício para a remissão dos pecados. No Novo Testamento
João, o batista, quando vê a Cristo testemunha: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29). Deus nos envia o Cordeiro para nos reconciliar consigo mesmo.
“... que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo,
O significado de “reconciliação”, num sentido amplo, é: acordo entre duas ou mais partes, após um desentendimento ou estranhamento. A palavra implica diferenças esquecidas de boa fé e erros perdoados. Sugere arrependimento onde é necessário e perdão oferecido por quem foi injustiçado.
O meio pelo qual Deus efetuou a reconciliação com a raça humana foi Cristo, que morreu em favor de todos: “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5.14-15). Childs colocou isto desta forma: …na morte e ressurreição de Cristo, no derradeiro evento do Deus-conosco, Cristo fez a ponte entre o divino e o humano, entre o Ser Único e os muitos seres criados, para nos tornar uma nova criação.
“... e nos deu o ministério da reconciliação;”
Jesus expôs o conceito de reconciliação uma só vez. Ele usou uma palavra quase sinônima à que Paulo escolheu para falar de reconciliação entre as pessoas. Disse Jesus aos Seus seguidores: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mateus 5:23-24).
DEIVY FERRREIRA PANIAGO
JUNIOR
18/5/2024
FONTES:
KRUSE, Colin. 2 Coríntios – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1984.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202107_03.pdf
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202107_00.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário