Provérbios 15.24 ”Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo.”
”Para o entendido, o
caminho da vida leva para cima,”
O homem sábio, que conhece e
obedece à lei, conforme ela é fomentada e interpretada pelas declarações da
sabedoria, viaja pela vereda que o leva à vida: “Porque o mandamento é
lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida”
(Provérbios 6.23).
Sobre como a lei transmite vida,
através da sabedoria que ela produz: “Apega-te à instrução e não a largues;
guarda-a, porque ela é a tua vida” (Provérbios. 4.13).
Os escribas acreditavam nesta
verdade: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida
eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5.39).
E o apóstolo Paulo a Timóteo
disse: “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem
fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo
3.15)
Um homem bom coloca os seus
afetos nas coisas do alto, e procede de acordo com estas coisas. O seu
interesse está no céu, os seus caminhos conduzem diretamente para lá; ali está
o seu tesouro, acima, fora do alcance dos inimigos, acima das mudanças deste
mundo inferior. Um homem bom é verdadeiramente nobre e grande; os seus desejos
e desígnios são elevados, e ele vive acima dos outros homens. Acima da
capacidade e fora da vista dos homens tolos.
O caminho leva para cima. Estas
palavras têm sido cristianizadas para significar “para cima, para o céu”, ou
seja, a vida eterna, para além-túmulo, mas dificilmente o autor do livro de
Provérbios tinha em mente, por causa da revelação progressiva de Deus em sua
Palavra.
Provavelmente, para cima, neste
caso, signifique apenas para fora do sheol, que é concebido como um lugar no
mundo inferior, porquanto um homem desce para o sepulcro. Ou então, devemos
pensar que há um lugar mais elevado e mais nobre a seguir.
Todavia, por já haver as
narrativas das translações de Enoque e Elias. Elas poderiam ter inspirado esse
pensamento de cima se referir ao céu, mas reflete um judaísmo posterior
(punições e recompensas após a morte física).
“... para que se
desvie do inferno em baixo. ”
O homem sábio toma o caminho para
cima, para a vida, ou seja, escapa do caminho inferior, que conduz ao sheol,
(hades) ao sepulcro, em que o corpo do indivíduo é sepultado no solo. Alguns
eruditos vêem aqui a referência ao sheol como se fosse um lugar (uma câmara) na
terra, abaixo da superfície.
A doutrina do sheol, conforme
aconteceu a muitas outras, atravessou vários estágios de desenvolvimento.
Contudo, o mais provável é que esteja em pauta aqui a “sabedoria que pode
conservar uma pessoa livre da morte prematura, um ponto com freqüência
salientado no livro de Provérbios.
Mas se considerarmos uma versão
de um judaísmo posterior poderemos associar o Hades descrito por Jesus como um
lugar de tormento: “E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e
viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio” Lucas 16.23).
Esse caminho conduz a perdição
eterna: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o
caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mateus
7.13)
A todos que seguem neste caminho. Deus te convida para mudar
seu trajeto. Usando palavras Inspiradas ao profeta Isaías, Deus diz: “Deixe
o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao
Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em
perdoar”. (Isaías 55.7)
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
8/4/2024
FONTES:
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado
versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry - Poéticos. Rio de
Janeiro CPAD, 2008.
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