Lucas 13.24 “Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.”
“Porfiai por entrar
pela porta estreita,”
Jesus não responde diretamente a pergunta lhe feita pelo discípulo sem nome: “são poucos os que se salvam?”(v.23), mas conclama quem fez a pergunta, e outros com ele, a se assegurarem que farão parte do número, por maior ou menor que este acabe sendo. Isto é muito mais importante do que fazer aritmética sobre aqueles que serão salvos da perda eterna.
O termo grego para Porfiar ou Esforçar é a fonte das palavras “agonizar” e “angústia”. A implicação é que é necessário muito esforço para entrar no céu (Mateus 5:20; 19:24).É também usada como um termo técnico para competir nos Jogos. Não se trata de nenhum esforço desanimado.
A porta estreita não é explicada aqui, mas claramente é a entrada para a salvação.A palavra grega usada aqui para “estreita”sugere “dificuldade extrema”, como se o indivíduo fosse “espremido ao passar por uma abertura”.O evangelista Mateus escreveu: “Entrai pela porta estreita” (Mateus 7.13) em contraste com a implícita porta larga que conduz a perdição.
“Estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem ”(Mateus 7.14).A porta é por demais estreita para permitir à pessoa entrar com seus pecados. Eles têm de ser deixados mediante o arrependimento. O caminho é apertado. A vida cristã é negar-se a si mesmo, é o caminho da cruz, dadisciplina, da santidade e, às vezes, do sofrimento (Atos 14.22). Ninguém entra por descuido na vida cristã vitoriosa; são os ativos que tomam o Reino por assalto (Mateus 11.12).
“O que faz com que o caminho seja estreito?” perguntou Agostinho. Ele mesmo responde: “O caminho não é estreito por si mesmo, mas nós o fazemos assim, mediante o insuflar do nosso orgulho - e depois ficamos zangados por não conseguirmos entrar, impacientes com os obstáculos que surgem. Revoltamo-nos ao ponto de fazer ainda mais difícil nossa passagem. Qual é o remédio? Aceitar e beber a desagradável, porém saudável taça da humildade” .
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
FONTES:
GOMES, Osiel. A Carreira que nos está Proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu. Rio de Janiero, CPAD, 2024.
MORRIS, Leon L. Lucas, Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2007. (Série cultura bíblica)
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201205_04.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário