Páginas

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Tiago 3.14

Tiago 3.14 “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade”.


“Mas, se tendes amarga inveja,”


A inveja é um sentimento indigno para um cristão sincero. Está listada entre as obras da carne e aqui descrita como sinal de sabedoria terrena; é sentimento carnal, ou de influência diabólica, que faz com que um a pessoa em vez de alegrar-se com o triunfo do outro, alegra-se com seu fracasso. Ele não apenas deseja ter ou ser como o outro, mas tem tristeza porque não tem ou não é como o outro. O invejoso é alguém que tem uma super preocupação com sua posição, dignidade e direitos. É sentimento destruidor não só da paz interior, é devastador para a saúde física. “O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos” (Provérbios 14.30).

Na vida de Saul encontramos a manifestação devastadora da inveja. Para Saul era inconcebível o que as mulheres cantavam: “Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares” (1 Samuel 18:7) “. “Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino? E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita” (1 Samuel 18:8,9) “. O que Saul não sabia era que ele mesmo e não Davi seria a vítima da sua atitude de inveja: “E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul...” (1 Samuel 18:10) .O que começou com uma aparente inocente atitude de ciúme, desdobrou-se em amarga inveja e consequente tentativa de assassinato: “E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul” (1 Samuel 18:12).


“...e sentimento faccioso em vosso coração,”


O sentimento faccioso no seio da comunidade cristã é de inspiração diabólica. O Espírito de Deus nada tem a ver com divisões e partidarismo eventualmente surgidos na igreja. Essa tendência de criar facções e partidos dentro da igreja não é recente. Desde os primórdios da igreja havia aqueles que estufavam o peito e arrogantemente diziam: “Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo (1 Coríntios 1:12) “. Paulo por isso chama os cristãos coríntios de carnais: “Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? (1 Coríntios 3:3) “. Dentro do judaísmo havia vários partidos. Certa feita Paulo usufrui disso em sua defesa perante um conselho: “E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado. E, havendo dito isto, houve dissensão entre os fariseus e saduceus; e a multidão se dividiu”. (Atos 23:6,7). Facção causa divisão. As rivalidades entre os mestres logo criam rivalidades na igreja. Os homens esforçam-se por ser, cada qual, o líder mais poderoso; e aqueles que os apoiam adicionam combustível ao fogo, até que tudo é consumido pelas chamas devoradoras da carnalidade.


“...não vos glorieis,”

Não há motivo para orgulho dentro da inveja ou da facção. Se Deus não é glorificado, e a obra não é de fé é pecado (Romanos 14.23). Não tenha orgulho do que é pecado. Se querer se orgulhar glorie-se no Senhor: “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9:23,24).



“... nem mintais contra a verdade.”

A inveja produz sentimento faccioso. Este promove a vaidade, e a vaidade se alimenta da mentira (1 Coríntios 4.5).A mentira do diabo, seu pai. enganou Eva. As pessoas hoje por causa do pecado dentro delas continuam crendo nas mentiras do diabo: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”(Romanos 1.25). O diabo se transfigura em anjo de luz para enganar as pessoas. Não despreze a verdade mesmo se ela não te beneficie: “Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade” (2 Coríntios 13:8)

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
09/06/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

LOPES, Hernandes Dias. Tiago : transformando provas em.Sáo Paulo:Hagnos, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário