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segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

1 Timóteo 3.1

1 Timóteo 3.1 “Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. “

 

“Esta é uma palavra fiel:

Paulo inicia mencionando, pela segunda vez, a expressão “Esta é uma palavra fiel”, a primeira, com o mesmo sentido, ocorreu em 1.15 “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”, ou seja, faz uso de um provérbio popular que agora ele endossa como sendo algo confiável.

Não está de todo claro se a afirmação em questão se refere ao que precede ou ao que se segue. Como as demais afirmações relacionam-se de algum modo com a doutrina da salvação, alguns comentaristas sugerem que esta (em 3.1a) relaciona-se com a anterior em 2.15 que é uma “afirmação cristã bem conhecida sobre o efeito que a Encarnação produz nas mulheres”. João Crisóstomo foi um deles.

Mas praticamente a maioria das traduções e também a maioria dos comentaristas relacionam essa afirmação ao que se segue, isto é: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função (v. 1). Segundo Calvino, Paulo, usa essa expressão à guisa de prefácio a uma afirmação importante, e o tema anterior não carece de expressão tão forte. O que o apóstolo está para declarar agora é muito mais sério, portanto tomemos a frase como um prefácio destinado a indicar a importância do assunto a seguir, porquanto o apóstolo está agora começando uma nova abordagem acerca da designação de pastores e que forma de governo seria estabelecida para a Igreja.

 

“... se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. “

A expressão “se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja” não contém um juízo de valor sobre o desejo. O adjetivo está na obra, chamada de excelente. Mas não há censura para quem aspira ser um obreiro, desde que a motivação seja pura e correta. Tal atitude combinada com as qualificações que vêm a seguir resultarão sempre num grande trabalhador para Deus.

Isso porque ter uma função de liderança na obra do Senhor não é para qualquer um. O “candidato” ao episcopado pode desejá-lo, e isso não é nada estranho. Mas, para assumi-lo, é necessário, antes de qualquer requisito, ter a “chamada específica” da parte de Deus.

O episcopado não deve ser fruto de acordos e arranjos ministeriais, por amizade, família ou condição social ou financeira. Deve ser resultado de um relacionamento sério com Deus, o dono da obra. Paulo foi chamado desde o ventre (Gálatas 1.15). Nem todos são chamados assim. Mas quem é chamado, não só tem a convicção da chamada, mas apresenta um perfil que agrada a Deus.

Episcopado é o conjunto de funções ou atividades dos bispos ou presbíteros. Do grego episkopos, significa supervisor, “literalmente, ‘inspetor’ (formado de epi, ‘por cima de’, e skopeo, ‘olhar ou vigiar’) ”. É a figura do pastor da igreja local. Alguém que tenha maturidade e discernimento espiritual necessários para cuidar do rebanho; apascentar as ovelhas. O próprio sentido da palavra, portanto, é suficiente para entendermos que somente pode exercer essa missão quem reunia altas qualificações espirituais e morais.

Imaginemos o que significava ser um líder da comunidade cristã, nos primeiros séculos de sua história. Tudo era novo, desafiador, relevante e às vezes impactante. Numa sociedade em que havia pouquíssimas classes sociais, ser líder de um a comunidade era posição por demais honrosa e de grande responsabilidade e significância. Por isso, não houve exagero nas palavras de Paulo em considerar o episcopado uma excelente aspiração.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/12/2024

FONTES:

DE LIMA, Elinaldo Renovato. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

http://biblecourses.com/portuguese/po_lessons/PO_200311_06.pdf

Calvin’s Commentaries: The Second Epistle of Paul the Apostle to the Corinthians and the Epistles to Timothy, Titus and Philemon Edição baseada na tradução inglesa de T. A. Smail, publicada por Wm. B. Eerdmans Publishing Com-pany, Grand Rapids, MI, USA, 1964, e confrontada com a tradução de John Pringle, Baker Book Hou-se, Grand Rapids, MI, USA, 1998.

STOTT, John R.W. A mensagem de 1 Timóteo e Tito: a vida da Igreja local: a doutrina e o dever; tradução Milton Azevedo Andrade. — São Paulo : ABU Editora, 2004.

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