Mateus 9:37 “Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. “
Durante uma longa excursão pregando e curando nas cidades e vilas da Galileia, Jesus se comoveu profundamente com a condição espiritual do povo. Estavam confusos e desamparados, como quem não tem um líder para quem olhar. Estavam dispersos, desgarrados, como ovelhas que não têm pastor. Essa expressão é emprestada do profeta Micaías que disse: “Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem pastor” (1 Reis 22:17), e expõe a triste condição daqueles que são destituídos de um guia confiável para liderá-los nas coisas de Deus. Nenhuma criatura é mais sujeita a se perder do que um a ovelha, e, quando está perdida, mais desesperançada, incapaz e exposta, ou mais inapta para encontrar o caminho de volta para casa.
Almas pecadoras são como ovelhas perdidas; elas precisam dos cuidados de um pastor para trazê-las de volta. Os professores, os judeus, fingiam, então, ser pastores; porém Cristo diz que eles não tinham pastores, pois tê-los era pior do que não ter nenhum; eram pastores preguiçosos que os dispersavam ao em vez de trazê-los de volta, e que tosquiavam o rebanho em vez de alimentá-lo - pastores semelhantes aos descritos em Jeremias 23.1 e Ezequiel 34.2.
“Então, disse aos
seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros”
Jesus quando passou por Samaria disse aos seus discípulos: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa” (João 4:35). As palavras de Jesus teriam este sentido: “Vocês sempre dizem: são quatro meses da semeadura à colheita - mas vejam: mal a semente foi lançada e a colheita já está madura!" (Referindo-se à aproximação das pessoas de Sicar). E demonstrando que a apalavra dever ser pregada em qualquer tempo. “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo” (2 Timóteo 4:2)
O povo desejava uma boa pregação, mas havia poucos pregadores bons. Havia muito trabalho a ser feito, e igualmente muito bem a ser feito, mas faltavam mãos para fazê-los. Era uma pena que nessa situação os trabalhadores fossem tão poucos; que o milho caísse, estragasse e apodrecesse sobre o solo por falta de ceifeiros; havia muitos ociosos, mas pouquíssimos trabalhadores. A igreja pode ser considerada enferma quando a boa obra não anda ou apenas progride lentam ente por falta de bons obreiros; quando isso ocorre, os obreiros existentes são obrigados a permanecer ocupados demais.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/9/2023
FONTES:
GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
BRUCE, F.F. João: Introdução e comentário. Série Cultura Bíblica –São Paulo: Mundo Cristão, 1987.
TASKER, R. V. G. Mateus: Introdução e comentário. Série Cultura Bíblica –São Paulo: Mundo Cristão, 1980.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry - Mateus a João. Rio de Janeiro CPAD.
Calvino, João. Evangelho segundo Mateus. São José dos Campos, SP.: Editora Fiel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário