Páginas

domingo, 21 de janeiro de 2024

Mateus 24.34

Mateus 24.34 “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.”


Jesus havia profetizado sobre o templo, dizendo que não ficaria pedra sobre pedra que não fosse derrubada. Isso causou grandes dúvidas a respeito do futuro aos seus discípulos. Quando se assentaram em particular com Jesus no monte das oliveiras seus discípulos lhe perguntaram sobre o fim dos tempos. Eles fazem a ele três perguntas: “Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” (Mateus 24:3).


· Quando serão essas coisas? Diz respeito a destruição do templo profetizada por Jesus: “Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada” (Mateus 24:2).

· Que sinais haverá da sua Vinda? Diz respeito a sua vinda em Glória: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mateus 24:30).

· Que sinais haverá do fim do mundo? Diz respeito a consumação de todo o plano divino apontando para o novo céu e a nova terra: “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” (Mateus 24.34).


“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.”

Alguns acreditam que Jesus somente voltará quando a evangelização terminar. Isso faz da igreja e sua missão uma espécie de Relógio de Deus. Jesus só voltará quando a igreja cumprir sua missão. Wagner Gaby escreve em seu livro tema: O fim virá somente depois que o “ evangelho do Reino” for devidamente pregado em todo o mundo. O “ evangelho do Reino” é o evangelho pregado no poder e na justiça do Espírito Santo e acompanhado dos sinais principais do evangelho. O dever de cada crente é ser fiel e alcançar “ todo o mundo” até que o Senhor Jesus volte para levar a sua Igreja ao Céu João 14.3; 1 Tessalonicenses 4.13)

Todavia, o próprio versículo indica em que pergunta dos discípulos ele se enquadra “então virá o fim”. A palavra mundo (oikoumene) – significa “área habitada da terra”. Essa evangelização ocorreu na era apostólica. Aqui descrevo algumas afirmações de Paulo sobre isso:

Romanos 1.8Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm”.
Romanos 10.17-18A fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Mas eu pergunto: Eles não a ouviram? Claro que sim: A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo”.
Colossenses 1:23Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro”.

Essa evangelização mundial será realizada durante o milênio pelos judeus: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda sucederá que virão os povos e os habitantes de muitas cidades. E os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do Senhor, e buscar o Senhor dos Exércitos; eu também irei. Assim virão muitos povos e poderosas nações, a buscar em Jerusalém ao Senhor dos Exércitos, e a suplicar o favor do Senhor. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco” (Zacarias 8:20-23).

Consumando a pregação, Jesus se assentará no grande torno branco e julgará a todos os mortos, grandes e pequenos e a terra e o céu se esconderão diante da sua glória. Então se fará novos céus e nova terra: “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
08/12/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário