Levítico 26:19 "Porque quebrarei a soberba da vossa força; e farei que os vossos céus sejam como ferro e a vossa terra como cobre."
“Porque quebrantarei a soberba da vossa força; ”
Por trás do poder arrogante dos homens encontra-se o seu orgulho. Quebrar esse poder é quebrar o seu orgulho. Miséria e desastre prolongado arrancam do pecador arrogante o seu orgulho. Uma das principais características do pecado é que este gera a arrogância, e a arrogância é apenas uma variação do orgulho. Por isso, os pecadores são caracteristicamente arrogantes e orgulhosos. Eles estão certos de que estão agindo corretamente. E também têm a certeza de que coisa alguma é capaz de prejudicá-los. E é somente quando sua sorte se reverte que eles começam a voltar ao bom senso. Os grandes assassinos choram quando sua vida é ameaçada. Os criminosos, quando chega o momento de serem executados, pedem que seus executores tenham misericórdia, em nome de Deus. No entanto, nem se lembravam de Deus quando, com grande afã, se dispunham a matar seus semelhantes. O próprio Satanás caiu devido ao seu pecado de orgulho, porquanto chegou a imaginar-se igual ao Deus Altíssimo. Deus iria humilhar Israel, enfraquecendo o povo para destruir sua arrogância. Presumivelmente, seu enfraquecimento seria o resultado da seca mencionada a seguir.
“...e farei que os vossos céus sejam como ferro e a vossa terra, como cobre”
Usando uma linguagem vívida, o Senhor então ameaçou o Seu povo com a seca – uma seca tão severa que o céu pareceria feito de ferro e a terra, de bronze. Céus como ferro – significa que o céu não deixaria cair a chuva, mas refletiria calor - Terra, como cobre” - naturalmente, tão seca e dura. O solo, que deveria produzir para os homens sobreviver, tornar-se-ia como o cobre, incapaz de absorver a água e qualquer semente ali plantada. Daí resultariam a escassez e a fome. “E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro. (Deuteronômio 28:23)
DEIVY FERRREIRA
PANIAGO JUNIOR
24/04/2023
FONTES:
CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
HARRISON, RK. Levítico – introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1984.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201812_03.pdf
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Pentateuco. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
CHAMPLIN, Norman.O Antigo Testamento Interpretado: Versículo Por Versículo, Volume 1. São Paulo: Hagnos, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário