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domingo, 21 de janeiro de 2024

João 10.11

Comentário 1

João 10.11 “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. ” 


As Escrituras revelam Deus como pastor do seu povo, mas isso se aplica também aos líderes, reis em Israel, como Moisés e Davi, e governantes na atualidade. Um bom rei era um bom pastor; um mau rei era um pastor ruim. O profeta Ezequiel compara os líderes e governantes de Israel a pastores. Depois de mostrar como os governantes tinham falhado em seu papel com a nação, o oráculo demonstra o cuidado de Deus com seu povo. Por meio de uma aliança de paz, Javé substituiria esses pastores por um novo príncipe, este já apontando para o Bom Pastor (João 10.11), Jesus.


“Eu sou o bom Pastor; “

O quadro caótico dos líderes da nação judaica não dizia respeito apenas à liderança espiritual de Israel daqueles dias, cujo comportamento hostil com o povo é bem retratado no Evangelho de João. Quando se refere a todos quantos vieram antes dEle (João 10.8), Jesus está denunciando os maus líderes de Israel de todos os tempos, especialmente do período da monarquia, quando a nação teve condutores insensatos e cruéis, incluindo reis, sacerdotes e profetas (Isaías 56.8-12; Ezequiel 22.24-30). Com o fracasso total dos líderes de Israel, o próprio Deus viria, pessoalmente, em busca de suas ovelhas, para reuni-las novamente em seu aprisco (Ezequiel 34.11-23). Jesus agora se apresenta como esse Pastor, o bom e eterno Pastor, que não apenas cuida das ovelhas, mas dá sua vida por elas (João 10.11). A vinda dele havia sido profetizada no Antigo Testamento. Ele seria um pastor, Isaías 40.11; Ezequiel 34.23; 37.24; Zacarias 1-3.7. No Novo Testamento, Ele é mencionado como o Grande Pastor (Hebreus 13.20), o Sumo Pastor (1 Pedro 5.4), o Pastor e Bispo das nossas almas (1 Pedro 2.25). A palavra pastor vem do latim, pastor, com o significado de “aquele que guarda as ovelhas”, “o que cuida das ovelhas”. Na língua original do Novo Testamento, pastor (gr. poimen), de acordo com Vine, é “… aquele que cuida de rebanhos (não meramente aquele que os alimenta), é usado metaforicamente acerca dos ‘pastores’ cristãos (Efésios 4.11) ”.Deus, nosso grande dono, de cuja pastagem nós somos as ovelhas, desde a criação constituiu seu Filho Jesus para ser nosso Pastor, e Ele reconhece esta relação por repetidas vezes. Ele tem, pela sua igreja, e por todos os crentes, todo o cuidado que um bom pastor tem pelo seu rebanho. E Ele espera a presença e a obediência de toda a igreja, e de cada crente em particular, assim como ocorria com os pastores e seus rebanhos naquelas regiões.


“...o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. ”

Embora Sua morte na cruz não fosse registrada nos próximos nove capítulos do livro, Jesus já estava contando aos discípulos o que a cruz significaria. Sendo o Bom Pastor, Ele estava disposto e pronto para dar a vida pelas ovelhas. Nesta breve seção, Ele enfatiza por cinco vezes que Sua morte não seria algo fora do Seu controle. Quando Ele morresse, seria porque Ele escolheu dar a Sua vida!

…o bom pastor dá a vida pelas ovelhas (10:11).
…e dou a minha vida pelas ovelhas (10:15).
…eu dou a minha vida para a reassumir (10:17).
Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou (10:18a).
Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la (10:18b).

Dar a própria vida é o último e maior gesto do bom pastor. Trabalhar só por dinheiro não demonstra essa lealdade e sacrifício. Quando surgem as dificuldades, eles se escondem, se esquecem das ovelhas. Davi (que mais tarde tornou-se rei de Israel) foi pastor na juventude. Nessa ocupação ele aprendeu muito sobre vida, liderança e Deus. Em especial, aprendeu o que significava ser um bom pastor. Quando se ofereceu para lutar com o gigante filisteu, Golias, Davi disse a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles… (1 Samuel 17:34–36). O futuro rei de Israel havia provado para si mesmo que era um pastor fiel e bom para suas ovelhas; mais tarde ele demonstraria ser um pastor fiel liderando o povo de Deus. Jesus, frequentemente chamado “Filho de Davi” nos Evangelhos, era e é o Bom Pastor. Ele era tão comprometido com o zelo e bem-estar das ovelhas confiadas aos Seus cuidados (você e eu) que deu a Sua vida por nós, assim como Davi fez por seu rebanho. Falando como o Bom Pastor, Jesus deixou claro que Ele iria para a cruz “espontaneamente” (10:18). Judas, os principais sacerdotes, Pilatos e as multidões, todos contribuíram para a crucificação de Jesus, mas não sabiam que tal atrocidade só poderia acontecer porque Jesus estava disposto a dar a vida por Suas ovelhas. Ele é o Bom Pastor!

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
19/11/2022

Fontes:

SOARES, Esequias e Daniele. A Justiça Divina – A preparação do povo de Deus para os últimos dias no Livro de Ezequiel. Rio de Janeiro: CPAD 2022.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Evangelhos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

VINE, W. E.; UNGLER, M. F.; WHITE, W. Dicionário Vine. Rio de Janeiro: CPAD, 2002

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200407_06.pdf

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Comentário 2

João 10.11 “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. ” 


A palavra pastor vem do latim “pastor” com o significado de “aquele que guarda as ovelhas”, “o que cuida das ovelhas”. Na língua original do Novo Testamento, pastor (gr. poimen), de acordo com Vine, é “...aquele que cuida de rebanhos (não meramente aquele que os alimenta), é usado metaforicamente acerca dos ‘pastores’ cristãos (Efésios 4.11) ”. Em termos ministeriais, o pastor é aquele que tem esse dom ministerial, e é encarregado de cuidar da vida espiritual dos que aceitam a Cristo e ficam sob seus cuidados, numa igreja ou congregação local. Pastor é um termo de cuidado, de zelo, de ternura, para com as ovelhas de Jesus.


“Eu sou o bom Pastor;"

A cura do cego, descrita no capítulo anterior, serve como pano de fundo ao discurso de Jesus do contexto do versículo. Os líderes religiosos já haviam determinado que qualquer pessoa que confessasse ser Jesus o Messias fosse excomungada, expulsa da sinagoga (João 9.22). Quando o cego curado persistiu na sua lealdade a Jesus, “expulsaram-no’' (João 9.34). Existiam vários graus de excomunhão; a forma mais severa, chamada “querem” fazia com que o excomungado fosse contado como virtualmente morto: não tinha licença de estudar com outras pessoas, e ninguém devia lhe oferecer convívio - nem sequer indicar-lhe a direção a seguir quando viajava. Embora lhe fosse permitido comprar os mantimentos para a sobrevivência, proibia-se que outras pessoas comessem ou bebessem com ele. O cego curado fizera a escolha certa, embora possa ter sentido pesar por ser rejeitado pelos líderes religiosos, repudiado por todos que o viam passando pela rua e sem o direito ao convívio com homens bons, o que o ajudaria em sua nova vida. O Mestre, no entanto, não o deixou desamparado. Quando os falsos pastores o colocaram fora do aprisco deles, Jesus, o Bom Pastor, procurou-o para abrigá-lo no seu aprisco. Fechou-se a porta da sinagoga; abriu-se a porta do reino dos céus. E em face a tal situação que Jesus declara: “Eu sou a porta das ovelhas... Eu sou o bom Pastor”. O próprio Messias, o Pastor de Israel, ofereceu acesso à segurança e ao gozo espiritual, cancelando a sentença injusta dos falsos dominadores do rebanho, que nenhuma autoridade tinham para admitir ou demitir pessoas na vida espiritual e na verdadeira comunhão. Jesus é a suprema autoridade em assuntos espirituais, e quem nEle crê está livre da tirania de falsos líderes religiosos. Jesus, revelando talo verdade, aplica a si mesmo a expressão figurada: Eu sou o bom Pastor. Sobre ele ter se chamado “bom” o escritor aos Hebreus denomina Jesus Cristo de “o grande Pastor das ovelhas” (Hebreus 13.20). Só ele merece a qualificação de “bom” ou “grande”. No seu nascimento, marcado pela humildade e despojamento de sua glória, Jesus foi chamado de “grande”, na mensagem do anjo a Maria (Lucas 1.32). Nenhum pastor, nas igrejas locais, deve aceitar o título de “bom” ou “grande”, pois só Jesus o merece. Ele é bom e grande em todos os aspectos que se possam considerar em relação à sua pessoa.


“O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas. ” 

Jesus assim se destaca do mercenário (v. 12), que pensa ser o pastorado um a profissão, com o a de pedreiro, advogado, médico ou negociante. O mercenário não se preocupa com as ovelhas; procura apenas salário. Sua disposição não é ver o quanto pode dar de si às ovelhas, e sim o quanto pode arrancar delas. É natural que fuja quando se aproxima o perigo, porque o motivo dominante no seu trabalho é a autopreservação. Em contraste com tal atitude, o objetivo do verdadeiro pastor é procurar para suas ovelhas uma vida mais abundante. Na Palestina, a devoção dos pastores às suas ovelhas muitas vezes tem levado alguns deles a morrer na luta contra feras ou salteadores. O Senhor Jesus considera a raça humana necessitada como rebanho seu (Mateus 9.36), fazendo pelas suas ovelhas o supremo sacrifício. Não somente morreu em prol delas, como também ressuscitou para lhes dar a vida (Hebreus 13.20), voltou para o Céu com a intenção de levá-las consigo. Removeu a peçonha da taça da morte, para transformá-la em simples soporífico visando o despertar saudável, de modo que seus seguidores possam dizer, como Davi: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
16/05/2021

Fontes:

RENOVATO, Elinaldo. Dons espirituais e ministeriais - Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

PEARLMAN, Myer. João, o Evangelho do Filho de Deus. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

Dicionário VINE, W. E. Vine, Merril F. Unger, William White Jr., CPAD, 2002, 1a. Edição


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