Páginas

sábado, 13 de janeiro de 2024

Isaías 42:5

Isaías 42:5 "Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela. "


O capítulo 42 contém o primeiro dos conhecidos “Cânticos de Servo” no livro do profeta Isaías. Mais de um servo é indicado nesses cânticos, mas é claro que um Servo está acima de todos os demais servos. Esse é o Senhor Jesus Cristo profetizado em sua obra.

“Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela “

Moisés havia narrado que que Deus criou os céus e a Terra em Genesis 1.1. No NT Paulo também afirma que “Deus que fez o mundo e tudo que nele há” (Atos 17:24) e muitos outros escritores da bíblia também escreveram desse feito. Todavia na profecia quem fala é o próprio Deus.

O único Deus verdadeiro, o Senhor (Yahweh), é identificado nesse versículo como: Criador dos “céus” e da “terra” e de “tudo” o mais (pessoas, animais e plantas) criado a partir destes. “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. (Colossenses 1:16)

Ele “estendeu” os céus tão facilmente quanto uma pessoa estenderia uma cortina: “Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus” (Jeremias 10:12).

Ele “dá a respiração ao povo” e vida ao espírito humano). Ou seja, Ele é o nosso mantenedor: “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Colossenses 1:17)

  

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
7/10/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201009_04.pdf

POMMERENING, Clayton, Ivan. Isaías – Esi-me aqui, envia-me a mim. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

HORTON, Stanley. Isaías – o profeta messiânico. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário