Páginas

sábado, 13 de janeiro de 2024

Habacuque 1.1

Habacuque 1.1 “O peso que viu o profeta Habacuque."


“O peso que viu" 

A palavra traduzida por “peso” aqui é, no original hebraico, massã. O Dicionário Vine (CPAD) traduz o termo como “carga”, “aquilo que é carregado por homem, jumento, mula ou camelo”; “fardo”, no sentido de “algo penoso”, “um sofrimento”; e “tributo”. Algumas versões preferem trazer a tradução “profecia”, “oráculo” ou “pronunciamento”.

O termo traduzido por “viu” no primeiro verso é um ver literal. É ver mesmo. Mas ver o quê? Em primeiro lugar, ele viu o caos que se tornara Judá, e que é descrito nesses primeiros versículos (1.2-4). Depois ele vê a obra que Deus faria sobre Judá, trazendo os caldeus sobre ele para executar seu juizo.


"...o profeta Habacuque."

Quem Foi Habacuque? Em primeiro lugar, só ele, em todas as Sagradas Escrituras, recebe esse nome, que pode significar “abraçado”, “abraço” ou “abraço amoroso”. Uma tradição dos rabinos liga o nome do profeta a 2 Reis 4.16, fazendo-o filho da sunamita (“Disse-lhe o profeta: Por este tempo, daqui a um ano, abraçarás um filho). Outros escritores rabínicos o identificam como o atalaia de Isaías 21.6 e asseguram ser ele da tribo de Levi.

Habacuque profetiza num tempo em que sua nação, o reino de Judá, estava à beira de um colapso. Porque retardou o seu arrependimento e não aprendeu com os erros de seus irmãos do Reino do Norte, que foram levados cativos pela Assíria em 722 a.C., entrariam, também, inevitavelmente no corredor escuro do juízo. As tempestades já se formavam sobre a cidade orgulhosa de Jerusalém.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/8/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

DANIEL, Silas.  Habacuque - A vitória da féem meio ao caos.Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

LOPES, Hernandes Dias. Habacuque: como transformar o desespero emcântico de vitória. São Paulo: Hagnos, 2007.

COELHO FILHO, Isaltino Gomes. Habacuque: nosso contemporâneo.JUERP. Rio de Janeiro,1990.

DANIEL, Silas; COELHO, Alexandre. Os doze profetas menores.Rio de Janeiro: CPAD, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário