Páginas

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Gênesis 2.21

Gênesis 2.21  “Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.”

 

“Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; “

Em 1:27, diz-se que Deus criou macho e fêmea que teriam a Sua imagem, mas agora o texto nos informa a ordem dos fatos e os processos que Deus usou. O autor afirmou que Deus formou o homem primeiro do pó da terra e depois fez cair pesado sono sobre o homem.

Algumas vezes, esse tipo de sono foi induzido por Deus (1 Samuel 26:12; Isaías 29:10); de vez em quando ele tinha o propósito de uma revelação divina (Gênesis 15:12) ou de uma visão da noite (Jó 4:13; 33:15). Aqui, obviamente, o sono profundo visava a uma operação no corpo do homem enquanto ele adormecia.

Hoje em dia os médicos usam diversos anestésicos para produzirem sono profundo. Não sabemos que meios ou métodos o Criador usou para induzir Adão nesse pesado sono que o deixou inconsciente dos acontecimentos. Isto permanece um mistério. Certamente a misericórdia divina foi exibida neste milagre.

 

“...e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. ”

O termo traduzido por “costelas” em hebraico deriva de (tsela’), que na verdade significa “lado”. Aqui é único lugar do Antigo Testamento em que esta palavra é vertida para “costela”. Esta tradução, que se harmoniza com o contexto, é seguida pela maioria das versões portuguesas. Em vez de “tomou uma das suas costelas”, uma nota de rodapé na NVI fornece uma leitura alternativa para tsela’: “[Deus] tomou parte do lado do homem”.

Esta tradução corresponde mais plenamente à afirmação de que o homem despertou após o procedimento cirúrgico. Quando Deus lhe trouxe a mulher, ele imediatamente exclamou: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne” (2:23), implicando que tanto a carne como o osso haviam sido removidos de seu corpo e transformados na mulher.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
6/8/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

MOODY.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201506_04.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário