2 Reis 3.11 "E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias. "
E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? “
O rei dos moabitas (Mesa), nessa época, era vassalo de Israel e pagava-lhe impostos. O rei de Israel era Jorão, irmão de Acazias, como a maioria dos reis de Israel foi um mau rei. O rei de Judá era Josafá, e este foi classificado como um bom rei, pois promovia a adoração a Deus. O outro rei era de Edom, e o texto não cita o seu nome. Josafá, filho de Asa foi um bom rei em Judá: “E andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor” (2 Crônicas 20:32). Ele instituiu reformas administrativas, religiosas e jurídicas importantes para a organização e melhor funcionamento do povo de Deus, além de ter dado instruções paraque os juízes agissem de forma justa e equânime em todos os julgamentos e questões. Para que isso acontecesse, ele percorreu pessoalmente várias regiões de Judá para organizar essas questões. Ele também cuidou para que terminasse a longa inimizade dos seus predecessores com o reinado de Israel. Para tal, casou o seu filho Jorão com Atalia, filha de Acabe. Josafá também se aliançou com Acabe, rei idólatra e rebelde contra Deus, para guerrear. Essas alianças foram uma falha contra a fidelidade de Deus, ao que foi repreendido pelo profeta Jeú: “Devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que ao Senhor aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira de diante do Senhor” (2 Crônicas 19.2,3). A sua aliança com Acabe quase lhe custou a vida. Agora, ele também fez aliança com Jorão, o filho de Acabe, para lutar contra Moabe, como visto neste texto.A diferença entre Jorão e Josafá foi que o primeiro culpou a Deus ao perceber o caos instalado no exército por falta de água (2 Reis 3.10) — um gesto de total desespero, como já era esperado de alguém que adorava ídolos e, supostamente, confiava neles. Uma das principais características de pessoas que colocam ídolos no lugar de Deus é que o desespero toma conta do coração em momentos de crise, pois os ídolos jamais dão segurança.Enquanto Jorão está desesperado, Josafá procurou uma resposta em Deus, solicitando “um profeta do Senhor”, o que demonstra a grande diferença de alguém que confia em Deus e sabe que somente Ele pode dar uma resposta em momentos de crise. Em números 12:6 está escrito: “Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. ”
“Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias. ”
Observe que um servo do rei de Israel sabia que ele estava ali enquanto o próprio rei não sabia. Provavelmente era um servo como Obadias fora para o seu pai Acabe, alguém que temia ao Senhor. A tal pessoa Eliseu se revelou, não aos reis. Eliseu era conhecido por grandes e pequenos, como Elias era e como também o era Samuel: E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor (1 Samuel 3:20). Seu nome significa “Deus é salvação". Eliseu era filho de Safate, de Abel-Meolá no Vale do Jordão. Sua família deve ter tido recursos consideráveis, pois quando Elias chegou para lhe fazer um convite, Eliseu estava arando com um par de bois e acompanhava outros onze grupos que também aravam. Embora ainda fosse muito jovem, ele aceitou sem demora o convite e demonstrou sua formação religiosa sacrificando os bois (1 Reis 19.16,19-21). O relatório que o servo dá de Eliseu é que era ele que deitava água sobre as mãos de Elias, isto é, fora seu servo e particularmente o atendia quando lavava as suas mãos. Que aquele que será grande aprenda a servir. Que aquele que crescerá tanto comece humilde.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/08/2021
Fontes:
POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel.Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
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