Páginas

domingo, 19 de novembro de 2023

Lição 09: A Igreja e o Sustento Missionário - 4 Trimestre de 2023

TEXTO ÁUREO

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. ” (Filipenses 4.19)

O versículo 19 é uma das grandiosas promessas da Bíblia. Dwight Pentecost chamou esse versículo de “uma rocha que calça os pés dos filhos de Deus por todos o tempos”.

“O meu Deus, segundo as suas riquezas,”

Paulo raramente usava essa expressão “o meu Deus”, que consiste num toque pessoal e numa expressão de confiança individual, mas se permite aos filipenses, pois eles o haviam reanimado.

Deus é infinito na riqueza da Sua glória. Tiago, escrevendo as doze tribos dispersas diz: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1:17).

Um homem que possui fundos limitados descobrirá que esses fundos se esgotam, à medida que ele doa para causas diferentes; mas se ele [tiver] fundos ilimitados, ele [poderá] dar sem limite, e não haverá diminuição de seus recursos.

Visto que Deus é infinito em glória, Ele pode dar para uma série ilimitada de necessidades e ainda ter de sobra recursos infinitos. Assim sendo, Deus é “poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Efésios 3:20).

 “... suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. ”

Os filipenses haviam cuidado das necessidades de Paulo. Agora o apóstolo desejava que eles soubessem que Deus cuidaria de suas necessidades. Uma vez que os filipenses haviam sido generosos em suas doações para Paulo, Deus seria generoso em Seu cuidado com eles. A lição para nós é que, se tivermos o hábito de dar abnegadamente como os filipenses, Deus suprirá as nossas necessidades. “A mão que é fechada para dar, assim permanece para receber.

Deus há de suprir cada uma de vossas necessidades, ou seja, todas. Isto significa que Deus nos dará toda e qualquer coisa que quisermos? Não. Alguém disse que Ele suprirá as nossas “carências”, e não as nossas “querências”. O Senhor supre aquilo que realmente precisamos, aquilo que é bom para nós. Earl Palmer escreveu: “Nossas necessidades são definidas pelo que Deus quer que nos tornemos, e não pelo que queremos ser ou fazer”.

Temos muitos desejos, mas relativamente poucas necessidades básicas. Os psicólogos e conselheiros expressam as necessidades básicas dos seres humanos de várias maneiras, mas a lista abaixo serve para o nosso propósito:

·         Necessidades físicas (necessidade de comida, roupa, abrigo e outras essenciais à vida)—Deus prometeu suprir nossas necessidades da vida, se fizermos a Sua vontade (Mateus 6:33) “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

 ·         Segurança física (segurança de que as necessidades físicas serão supridas no futuro)—Deus prometeu cuidar de nós no futuro.
(Mateus 6:34) “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

 ·         Segurança emocional (necessidade de sentir-se aceito)—Deus estendeu a nós o Seu amor incondicional.
(Romanos 5:8) “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”

 ·         Um propósito na vida (necessidade de sentir-se requisitado)
ser cristão nos dá uma razão para viver
(Efésios 2:10) “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

 ·         A oportunidade de desenvolver o potencial (a necessidade de crescer)—em Cristo nos tornamos maduros
(Efésios 4:15) “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”

Quando diz ”em glória”, subentende-se que Deus haveria de suprir as necessidades dos filipenses de maneira gloriosa. A palavra “suprir” significa “fazer transbordar”. Os filipenses deveriam continuar a ajudar a obra de Deus com desprendimento. As igrejas que investem na obra missionária são abundantemente abençoadas.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
16/11/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201102_03.pdf

CABRAL, Elienai. Filipenses - A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

PALMER, Earl F. Integrity in a World of Pretense: Insights from the Book of Philippians. Downers Grove, Ill.: InterVarsity Press, 1992.

PENTECOST,  J. Dwight. The Joy of Living: A Study of Philippians. Grand Rapids, Mich.: Zondervan Publishing House, 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário