(Texto Áureo) “Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. ” (II Timóteo 3.16)
“Toda a Escritura divinamente inspirada” Essa é a declaração mais
forte da própria Bíblia sobre si mesma. É uma passagem que destaca o valor da
Palavra de Deus. O termo “Escritura” no Novo Testamento é usado exclusivamente
para a “escritura sagrada”. “Toda”, pode significar também “cada”. Há quem faça
distinção entre esses dois significados, afirmando que “toda a Escritura” pode
ser a Bíblia como um todo, e “toda Escritura” pode especificar suas partes
individuais. “Inspirada por Deus” traduz (theopneustos), formado de (Theos,
“Deus”) e (pneō, “inspirar”); literalmente, “soprada por Deus”. Alguns
comentaristas acreditam que essa imagem venha da criação do homem, quando Deus
“lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”
(Gênesis 2:7). Deus “soprou” a Palavra e esta passou a ser “viva e eficaz, e
mais cortante do que qualquer espada de dois gumes” (Hebreus 4:12). Outros
preferem a simples imagem de expirar. Dale Hartman falou da Bíblia como “o
sopro de Deus impresso”. Independentemente da imagem pretendida, a frase
expressa a atividade criadora de Deus, declarando em termos inequívocos que as
Escrituras são de origem divina. O agente divino da inspiração foi o Espírito
Santo. Quando se citava uma declaração de Davi, observava-se que ele estava “no
Espírito Santo” quando a proferiu (Marcos 12:36). Jesus disse a Seus discípulos
que enviaria o Espírito Santo para guiá-los “a toda a verdade” (João 16:13;
veja 14:26). Pedro afirmou que “homens santos falaram da parte de Deus, movidos
pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:20, 21). As Escrituras não são inspiradas
porque um conselho da igreja decretou que elas são inspiradas. Elas são
inspiradas porque Deus as fez assim. Nenhum outro texto se enquadra na
categoria “inspirado por Deus”. J. W. Roberts escreveu: Os Apócrifos Judaicos e
os Pseudoepígrafos, bem como os escritos tradicionais dos primeiros pais da
igreja... não pertencem à categoria das Escrituras Sagradas. Além disso, não há
lugar no ensino das Escrituras para “profetas dos últimos dias” e revelações. A
única predição de futuras revelações, Escrituras e “Chaves” das Escrituras é o
aparecimento de falsos profetas e mestres enganadores. A maneira mais natural
de se ler o versículo 16 é que “toda a Escritura é [em sua totalidade]
inspirada por Deus”. Conforme observado anteriormente, a frase “sagradas
letras” no versículo 15 inclui apenas os Escritos do Antigo Testamento, uma vez
que esses eram os únicos escritos inspirados disponíveis quando Timóteo era
criança. Também é verdade que quando os primeiros cristãos liam o termo
“Escritura” (3:16), eles provavelmente pensavam primeiramente nos escritos do Antigo
Testamento. Isso não significa, no entanto, que a passagem se aplique apenas ao
Antigo Testamento. Em 2 Pedro 3:15 e 16, Pedro falou dos escritos de Paulo e os
colocou ao lado das “demais Escrituras”. Em 1 Timóteo 5:18, Paulo falou de uma
citação de Moisés e de uma citação de Lucas como “Escritura”48. Assim como no
Antigo Testamento, “homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo
Espírito Santo” (2 Pedro 1:21), no Novo Testamento homens guiados pelo Espírito
também falaram e escreveram a verdade do céu (João 14:26; 16:13). Quando
dizemos que “toda a Escritura” “é em sua totalidade inspirada por Deus”, temos
em mente tanto o Antigo como o Novo Testamento. Nada afeta mais a compreensão
da Bíblia do que a atitude em relação a ela. Devemos crer de todo o coração que
a Bíblia é inspirada por Deus e que é tão relevante hoje como era nos dias de
Paulo.
Sobre a utilidade da Palavra de
Deus: “Ela é proveitosa” para:
1) “Ensinar”, ou
seja, transmitir ensinos espirituais, com base na Palavra de Deus, que são
úteis e necessários para um a boa formação cristã; sem ensino, nenhum a igreja
se mantém de pé; é necessário que as pessoas escutem a Palavra do Senhor Jesus
e as ponham em prática, para poderem ficar firmes. Do contrário, serão
destruídas pelas intempéries espirituais (cf. Mateus 7,24-27; 2.25; Tito 2.12).
2) “Para redarguir”
ou seja, “retrucar, responder, replicar”, ou argumentar com segurança; e
também, como em outras traduções, “para repreender”; o ensino fundamentado na
Palavra de Deus capacita o cristão para argumentar com segurança acerca de sua
fé (cf. 1 Pedro 3.15).
3) “Para corrigir”.
O ensino bíblico bem fundamentado é como um prumo, que mostra o que está fora
do lugar na construção de uma casa. Na vida cristã, se não houver o cuidado
indispensável com as instruções e orientações do Senhor, muita coisa fica “torta”
ou em desacordo com a vontade de Deus. O ensino é que conduz o homem à
santidade e à santificação (SaImo 119.105; Romanos 15.4; 1 Coríntios 4.17).
4) “Para instruir em justiça ”. O ensino da Palavra de Deus é instrução que leva o homem a viver de modo justo e digno. O salmista disse: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (SaImo 23.3).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
05/01/2022
Fontes:
BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras – a
Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas
pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
ROPER, David. A Verdade para Hoje, 2019. Disponível em: <http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201904_05.pdf>.
Acesso em 03 jan.2022.
HARTMAN, Dale. “Prophecy of Scripture,” sermão pregado na
igreja de Cristo Eastside, Midwest City, Oklahoma. 45
ROBERTS, J. W. Letters to Timothy, The Living Word. Austin,
Tex.: R. B. Sweet Co., 1964, pp. 91–93.
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