O Círculo de Oração tem sido um marco na história das Assembleia de Deus no Brasil, o trabalho nasceu em Recife (PE) no dia 06 de março de 1942, pela Pernambucana Irmã Albertina Bezerra Barreto, falecida no dia 14/08/2008, aos 94 anos, hoje abrange todo o Brasil em várias denominações, e expandiu-se também em outros países como: Argentina, Estados Unidos, Japão, alguns países da África, Venezuela e outros.
A história dessa grande obra veio através da menina Zuleide, filha da irmã Albertina, a menina acometida de uma enfermidade, na época, a qual não andava e nem falava e os médicos especialistas deram-lhe apenas 08 anos de vida, Albertina mãe da pequena Ledinha como toda mulher de oração e fé, convidou algumas Senhoras de sua Igreja para ajudá-la em oração pedindo a Deus pela saúde de sua filha, marcaram a primeira reunião para o dia 06 de março de 1942, no bairro recifense de Casa Amarela, sete irmãs se prontificaram.
As irmãs não receberam a resposta das orações de imediato, mas uma vez por semana, se reuniam para clamarem ao Senhor, isto das 9h às 16h, até que a criança começou a andar e articular as primeiras palavras. Depois da experiência, a atividade não parou, passou a ser conhecida e a cada semana aumentava o número de pessoas na congregação do bairro Casa Amarela. Irmã Albertina conta que, por muitas vezes, não conseguiam terminar o trabalho, tamanha era a alegria e a presença do Senhor naquele lugar. “As reuniões eram tão alegres que começávamos às sete horas da manhã e terminávamos às cinco da tarde. A gente não tinha vontade de sair de dentro da igreja“, atesta.Logo foi inaugurado o primeiro Círculo de Oração, tendo como dirigente a irmã Malphara Bezerra e a irmã Albertina Barreto e, aos poucos, o trabalho foi se espalhando pelas cidades pernambucanas e depois pelo Brasil, se tornando um dos principais trabalhos realizados pela Assembleia de Deus.O trabalho do Círculo de oração avançou nas congregações do Recife e em todo o Brasil
A fundadora relembra emocionada as palavras do Senhor falando sobre o seu propósito na primeira reunião: “Era isso que queria que tu fizesses, porque por meio de tua filha realizarei uma grande obra, é tão grande que tu não podes imaginar”. Outra vez falou em profecia: “Essa enfermidade não é para morte, mas para gloria do meu nome, fui eu quem gerou essa criança para que por meio dela fosse criado esse trabalho. ” As profecias se cumpriram, Zuleide cresceu, andou e viveu muitos anos.
O NOME “CIRCULO DE ORAÇÃO”
A fundadora ainda relata que foi colocado por causa de um folheto que havia lido cujo texto explicava que a oração era como um círculo nos céus. “Quando oravam lembrou-se da mensagem e disse: vamos circular os céus com nossas orações”. E essa poderosa obra continua circulando não só no Recife, mas em toda nação brasileira, percorrendo também outras partes do mundo.
A Igreja sabe que pode avançar contra o inimigo, pois conta com uma retaguarda composta por um batalhão de mulheres que, em oração, se preparam para auxiliá-la na peleja contra o mal.
A igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil, completará em breve os seus 106 anos com muitos milagres, curas, batismo no Espírito Santo e vidas restauradas pelo clamor e orações de mulheres de fé e homens de Deus que frequentam o Círculo de oração, dobrando os joelhos em favor dos aflitos, da liderança, dos missionários, dos lares e de todos os que confiam que Deus ouve e atende.
A FUNDADORA
ALBERTINA BEZERRA BARRETO, natural de Pernambuco, aceitou a Jesus aos 13 anos. Crente fiel e dedicada participava do coral e ensinava na Escola Dominical. Casada com Florismundo Barreto Montenegro lhe nasceu Zuleide e Josival, este reside em Brasília e lhe deu oito netos e quatro bisnetos. Iniciou também o Círculo de Oração em João Pessoa – PB, onde dirigiu 14 anos e incentivou a abertura do trabalho em Natal – RN, Bahia e Belo Horizonte – MG.
Entre todos os essenciais preceitos divinos estabelecidos para a igreja, um tem se mostrado mais que necessário para uma trajetória de vitória. – A ORAÇÃO. Tanto que o apóstolo Paulo já aconselhava aos Tessalonicenses “Orai sem cessar! (I Ts. 5:17)”.
(Extraído do livro Círculo de oração em festa. Autora Eliude Marques).
Nenhum comentário:
Postar um comentário