(Texto áureo) “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” (Romanos 1:16)
Paulo em sua minuciosa
apresentação a Igreja de Roma começa afirmando que não se envergonha de pregar
o Evangelho de Cristo. As dificuldades financeiras ou a falta de recursos
necessários, não o envergonhavam de pregar o Evangelho. Para o apóstolo das
gentes, o Evangelho tem um sentido vivo: não é opaco como certas filosofias
religiosas da época.
O termo “evangelho”, oriundo do
vocábulo grego , significa
literalmente “boa-nova”. A palavra é formada por dois vocábulos gregos: , bom,
e , anúncio. Trata-se de uma expressão antiquíssima da língua grega. A palavra,
contudo, só viria adquirir a conotação com que, hoje, a conhecemos a partir do
advento de Cristo. Após o seu batismo, o Senhor apresentou-se a Israel com o
evangelho do Reino. Ao descrever a ação evangelizadora de Jesus, ressalta-lhe
Mateus não somente as palavras, mas notadamente os atos: “E percorria Jesus
todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho
do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mateus
9.35).
“O Evangelho é poder de Deus”. No grego, a palavra poder é “dunamis” cujo
sentido é dinamite. O Evangelho é dinâmico, não apenas atraente como uma idéia
ou alguma filosofia. A palavra poder, em relação ao Evangelho, significa a
intervenção imediata e instantânea de Deus na vida do pecador. O Evangelho tem
um poder miraculoso que pode transformar o mais vil pecador numa nova criatura.
“Para a Salvação”. A palavra
salvação neste texto tem um sentido individual e também universal, pois é para todo
aquele que crer. Seu alcance tem uma dimensão real, pois não se trata de um
poder abstrato ou inconcebível. E um poder divino que pode ser experimentado e
sentido. A palavra crer, no grego é “pisteuo”, que também significa fé, como um
ato de confiar em alguém. Em relação ao Evangelho, crer significa confiança ou
a entrega pessoal de modo pleno a ponto de colocar-se o que crê, completamente
à disposição de outra pessoa. Crer no Evangelho não implica num mero assentimento
intelectual a uma verdade apresentada, mas requer uma entrega voluntária e sem
reservas à verdade recebida. Crer em Cristo é entregar-se a Ele sem reservas.
“Primeiro do judeu” (1.16) não quer
dizer que é necessário tornar-se judeu para conhecer os benefícios do poder do
Evangelho. Basta crer no Evangelho. Essa afirmação deve ser entendida
cronologicamente. Jesus afirmou a mulher samaritana: Vós adorais o que não
sabeis; nós adoramos o que sabemos por que a salvação vem dos judeus. (João 4:22)
Nós, igreja do Senhor Jesus,
comissionados para pregar o Evangelho a toda à criatura. Não podemos nos envergonhar
dele, afinal o Evangelho é o poder de Deus para a Salvação, ou seja, todos que
chagaram a Cristo foi por intermédio do Evangelho. Se você não se envergonha do
Evangelho. Pregue o Evangelho! “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de
que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar
o evangelho!” (1 Coríntios 9:16)
Deivy Ferreira Paniago Júnior
12/3/3021
Fontes:
SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade
da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD,
2020.
ANDRADE, Claudionor. O desafio da Evangelização. Rio de
Janeiro: CPAD, 2016.
CABRAL, Elienai. Romanos: O evangelho da justiça de Deus.
Rio de Janeiro: CPAD, 1986.
Clique abaixo para comprar o livro na Amazon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário